Julio César Bueno da Silva, o Julio Batatinha (PTB), foi empossado neste 1º de janeiro como o 23º prefeito de Alpinópolis. Eleito no pleito de 2012 com 54,37% dos votos, o novo chefe do Executivo é o mandatário mais jovem da história alpinopolense (27 anos) e estará à frente do cargo máximo do município durante o quadriênio 2013/2016.

Na mesma sessão solene de instalação, também foram empossados o vice-prefeito Cléber José Pereira, o Cléber do Lói (PDT) e os nove vereadores que comporão o poder legislativo pelos próximos 4 anos, a saber: Zé Acácio (PSDB), Sandra do Nequinha (PSD), Valdir Gabriel (PR), Douglas Tintas (PP), Noé da Lódia (PTB), Adriano Ploc (PDT), Zé Antônio da Reja (PTB), Paulina do São Bento (PTB) e Jaqueline da Rádio (DEM).
MISSA E PROCISSÃO
De manhã, Julio e Cléber compareceram a uma missa na Matriz de São Sebastião celebrada especialmente para a ocasião. Pela tarde, uma procissão composta de ternos de congo e moçambique, companhias de reis e pastores, levou em cortejo o novo prefeito e o vice até o prédio da câmara de Alpinópolis, onde teve início a solenidade de posse.

POSSE DO LEGISLATIVO
A cerimônia foi inicialmente presidida pela Sra. Paulina Dezidéria Cândida, a Paulina do São Bento (PTB), cumprindo determinação do Art. 25 da LOM (Lei Orgânica Municipal), o qual confere ao membro mais idoso dentre os edis presentes, essa função introdutória. Imediatamente após a posse dos novos vereadores, estes elegeram por maioria absoluta de votos, em observância ao Regimento Interno da casa, os integrantes da presidência do Poder Legislativo para o biênio 2013/2014. A mesa ficou composta da seguinte forma:
PRESIDENTE: Sandra do Nequinha
VICE-PRESIDENTE: Noé da Lódia
1º SECRETÁRIO: Adriano Ploc
2º SECRETÁRIO: Zé Antônio da Reja

POSSE DO EXECUTIVO

Logo após, a presidente da câmara deu posse a Julio e Cléber como prefeito e vice-prefeito respectivamente. Em seu rápido discurso, o novo prefeito fez questão de homenagear e agradecer a família, em especial ao pai e ex-prefeito José Vicente da Silva, o Batatinha. Teceu críticas a seu antecessor dizendo que a cidade está desleixada em todos os setores e citou cifras de aproximadamente 4 ou 5 milhões de reais relativas a dívidas que assumirá. Pediu ainda paciência à população nesse primeiro momento em que precisará de tempo arrumar a casa e, no final, solicitou à presidência da mesa uma quebra de protocolo e convidou o pai para assentar-se a seu lado.
COMEMORAÇÃO
Ao final das solenidades, correligionários e simpatizantes se reuniram enfrente ao antigo comitê eleitoral da coligação para as comemorações, que foram animadas por artistas da cidade e som mecânico.