Cabo Juliano lança livro sobre a história de Alpinópolis

O historiador, escritor e policial militar, cabo Juliano Pereira de Souza, lançará mais um livro sobre a história de Alpinópolis intitulado “Caminhando pela História – Um Passeio Pelas Ruas”, que conta a história da cidade através dos nomes das ruas, avenidas, praças e prédios públicos.

O autor realizou uma minuciosa pesquisa ao longo de 10 anos para apresentar os dados biográficos e genealógicos das personalidades que dão nome aos logradouros e prédios públicos do município de Alpinópolis. O autor não se limitou em relatar somente personalidades do passado e procurou reconhecer pessoas ainda vivas que fazem parte da história de Alpinópolis.

Além de relatar as biografias, o autor descreve, primeiramente, a história da cidade, desde a pequena Fazenda Ventania, depois arraial de São Sebastião da Ventania até chegar a Alpinópolis. O livro igualmente traz pormenores sobre a história dos bairros e seus pontos principais, procurando apontar como foi a evolução de cada um deles.

Outro atrativo são as fotografias antigas e atuais, que o autor ao longo dos anos adquiriu com várias famílias da cidade. Cabo Juliano possui um grande arquivo que serve de fonte de pesquisa a vários pesquisadores.

O projeto ganhou apoio e mobilizou vários empresários da cidade e anônimos, os quais contribuíram para que a obra chegasse ao seu estágio final e pudesse chegar às mãos da população. Por iniciativa do prefeito Rafael Freire, alguns exemplares serão adquiridos e disponibilizados pela Prefeitura de Alpinópolis nas bibliotecas das escolas municipais para que os alunos tenham o material como fonte de pesquisa.

A cerimônia de lançamento e homenagem aos “Amigos da História” está prevista para o dia 15 de dezembro no Teatro São Paulo, às 19 horas, onde ocorrerá apresentação de Ternos de Congo. O autor, durante a cerimônia, realizará homenagens a alguns filhos ilustres de Alpinópolis. Parte da renda da venda dos livros será destinada a ações sociais da cidade, nas quais o policial militar vem realizando ao lado dos integrantes do 3º Pelotão PM.

O AUTOR

Juliano Pereira de Souza é casado, pai de dois filhos e com mais um a caminho, é natural de Alpinópolis e atualmente exerce o cargo de cabo da PMMG, sendo responsável pela Comunicação Organizacional do 3º Pelotão, trabalho que vem trazendo resultados satisfatórios à instituição.

Porém o autor, há mais de dez anos, realiza um trabalho de pesquisas históricas e genealógicas no município, sendo um defensor da cultura local, intervindo junto às autoridades locais para a perpetuação das tradições e da memória alpinopolense.

No ano passado lançou o Livro: “Ventania Valorizando Nosso Povo – Conhecendo Nossa História”, o qual tem o intuito de chamar atenção das autoridades locais para que personalidades históricas sejam reconhecidas pelo poder público. Devido a esse trabalho, várias dessas personalidades já foram homenageadas e muitas já têm seus nomes dedicados a logradouros públicos.

O pesquisador também é integrante do CBG (Colégio Brasileiro de Genealogia) e passou a ocupar, recentemente, uma cadeira no IGENSM (Instituto Genealógico Sul Mineiro). “Tenho certeza que esse livro será um marco muito importante para a população alpinopolense e para os jovens, muitas vezes percorremos a cidade e vemos os nomes gravados em nossos logradouros, porém não sabemos que são essas pessoas e o que fizeram pela nossa cidade, com esse trabalho todos poderão sanar tais lacunas”, disse o militar.

Leave a Reply