Administração de Rafael Freire tem 80,67% de aprovação, diz pesquisa

Uma pesquisa feita pelo Instituto F5 Atualiza Dados, cujo resultado foi divulgado nesta semana, mostra que o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, tem 80,67% de aprovação no comando do Executivo Municipal.

As entrevistas foram realizadas no dia 6 de novembro com o objetivo de levantar um conjunto de informações sobre a avaliação dos serviços públicos municipais da administração 2021/2024.  A metodologia aplicada foi a da pesquisa quantitativa por amostragem, sendo esta aleatória e estratificada por área, sexo, idade, grau de instrução e nível de rendimento econômico (IBGE).

O levantamento também buscou opiniões mais detalhadas dos entrevistados. Ao todo, 30,03% classifica a gestão de Rafael como ótima; 50,64% como boa; 12,98% como regular; 1,53% como ruim e 0,51% como péssima. Os que preferiram não opinar ou não quiseram responder foram 4,33%.

SAÚDE

O Departamento Municipal de Saúde é um dos mais bem avaliados da gestão de Rafael Freire. Comandada pela diretora Sandra Mara Morais da Silveira Borges, a Sandra do Joaquim Itamar, a pasta alcançou um índice de 68,45% de ótimo/bom. Mais de 78% dos entrevistados afirmaram que são bem atendidos pelas equipes de saúde do município, contra 7,63% que dizem não terem gostado do atendimento. Já o atendimento médico é considerado ótimo/bom por 75% dos entrevistados.

OUTRAS PASTAS

A Educação, dirigida pela professora Zélia Marques, foi a pasta melhor avaliada com 74,8% de ótimo/bom. A Ação Social, comandada pela diretora Geiziane Alves, alcançou 65,9% de ótimo/bom. O Departamento de Esporte, cujo diretor é Maurício Alves, ex-jogador do América Mineiro, apesar de ser um dos segmentos mais prejudicados pela pandemia, ainda pontuou bem e atingiu 51,91% de ótimo/bom.

O setor de limpeza, vinculado ao Departamento de Obras Públicas, do diretor Deile Vaz, recebeu 73,8% de ótimo/bom. Também são bem avaliados, com ótimo/bom, os serviços de manutenção das vias públicas (61,07%), manutenção das praças (84,73%), iluminação (78,63%), coleta de lixo (92,62%).

Já o Departamento de Estradas Vicinais, dirigido por Mauro Celso de Souza Santos, o Mauro da Ração, foi um dos que apresentou menor índice de críticas negativas, sendo que apenas 2,74% dos entrevistados, na pesquisa espontânea, colocaram o setor entre os principais problemas detectados no município.

DEPUTADO

Perguntados se gostariam que Alpinópolis tivesse um deputado da própria cidade, 64,3% dos entrevistados responderam que sim; 24,43% não opinaram e 10,93% disseram que não. Dentre os políticos alpinopolenses apontados como possíveis candidatos ao parlamento, o nome de Rafael Freire aparece como franco favorito e foi o preferido por 54,78% dos entrevistados, seguido pelo ex-prefeito Júlio Cesar Bueno da Silva, o Júlio Batatinha (18,26%), e pelo vice-prefeito Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto (5,22%).

PESQUISA

Foram realizadas 393 entrevistas, no dia 6 de novembro de 2021, com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa. As entrevistas foram feitas por uma equipe da F5 Atualiza Dados, devidamente treinada para abordagem deste tipo de público.

O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,88 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Fonte: Folha da Manhã

Leave a Reply