Prefeitura de Alpinópolis inicia desativação do lixão e deve ter coleta seletiva em 2022

A Prefeitura de Alpinópolis anunciou a desativação do lixão sanitário do município a implantação de coleta seletiva de lixo a partir de 2022. Segundo o prefeito da cidade, Rafael Freire, foram iniciadas as obras da rampa de transbordo.

De acordo com a administração, o investimento na mudança da gestão do lixo será igual ao gasto que a prefeitura tem para manter o aterro controlado. “A administração fez uma licitação e a empresa vencedora recolherá o lixo (no aterro controlado) e levará para outro município onde tenha um aterro sanitário”, disse o prefeito.

De acordo com o diretor do Departamento de Obras Públicas da prefeitura, Deile Tobias, o objetivo é destinar o lixo para um local adequado. “Todos sabemos que o melhor destino para o lixo é um aterro sanitário. Tínhamos aqui na cidade um aterro controlado que não possuía a mesma qualidade que um aterro sanitário. A gente tem uma preocupação muito grande com o meio ambiente e, por isso, buscamos destinar o lixo da melhor maneira possível”, afirma.

“Primeiramente, nós realizamos um estudo e visitas técnicas a aterros sanitários. Posteriormente, foi feita uma licitação para o transporte do lixo e, em paralelo, nosso Departamento de Agricultura e Meio Ambiente está fazendo o processo de desativação e encerramento, juntamente aos órgãos competentes. Em aproximadamente oito meses, fizemos todo o processo com muita calma e com tranquilidade, entre estudos, licitações e construções de rampas de transbordo”, afirmou.

“No início, tudo é muito novo. Ao longo dos meses vão aparecer as situações que precisam ser corrigidas e vamos realizar as adaptações necessárias até esse sistema ficar totalmente adaptado”, disse. Por fim, ele salientou a respeito do interesse da gestão atual em preservar o meio ambiente. “Toda mudança assusta um pouco no início, mas não podemos mais brincar com o meio ambiente. Se tivermos 1% de oportunidade de melhorar e fazer algo pensando em preservar a natureza, iremos realizar”, concluiu Deile.

Fonte: Folha da Manhã

Leave a Reply