Na manhã da última sexta-feira (24), estudantes de Alpinópolis foram conhecer o funcionamento de uma empresa que trabalha com mineração de pedra quartzito na cidade. Além de ver de perto a dinâmica da extração e beneficiamento da pedra – que é uma das principais atividades econômicas municipais – os alunos tiveram a oportunidade de acompanhar o processo de revitalização ambiental realizado.
A visita foi organizada pela professora Lílian Damasceno Cunha e envolveu alunos das redes pública e particular, sendo o 6º ano do Ensino Fundamental do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc) e os 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual D. João VI.
Com os estudantes do Iepuc, a professora concluiu um projeto de leitura, denominado “Reforma da Natureza”, baseado na obra homônima de Monteiro Lobato. As crianças puderam compreender, entre outras coisas, como se extrai a pedra e depois se faz a reparação da natureza. Já os alunos do D. João VI observaram a relevância da atividade econômica sustentável e, igualmente, a importância da revitalização ambiental, tudo isso visando uma boa preparação para as Olimpíadas da Língua Portuguesa.
A excursão foi realizada na empresa PR Pedras e monitorada, em todas as etapas, por profissionais da área, sendo Zeli Evangelista – técnico em segurança do trabalho, Anderson Oliveira – técnico em mineração e Laíres, secretária da Associação dos Mineradores de Quartzito. Acompanharam, também, o empresário Rodrigo Vilela e sua esposa Agda Alves, assim como Dalessandro Oliveira.
Ao final da visita, os participantes receberam um lanche no refeitório da empresa e puderam esclarecer as dúvidas sobre todo o processo presenciado. Os alunos do Ensino Médio aproveitaram para entrevistar o proprietário da empresa, que está em atividade em Alpinópolis desde 1994, já que pretendem produzir – em breve – um documentário sobre o assunto.