Na manhã desta sexta-feira (24) o governo japonês, por meio do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, realizou a entrega de um aparelho de mamografia à Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis. A doação aconteceu através de um programa do país oriental, denominado “Assistência a Projetos Comunitários (APC)” que, entre outras coisas, objetiva assistir ao desenvolvimento social de nações em processo de crescimento. O mamógrafo, da marca Konica Minolta, modelo Delicata 10, foi comprado pelo valor de R$ 185 mil.
A cerimônia de entrega ocorreu, por volta das 10h, nas dependências do Hospital Cônego Ubirajara Cabral. O descerramento da placa comemorativa foi feito pelo provedor Amauri Dias, pelo cônsul geral Yoshitaka Hoshino, pela cônsul Sachiko Yokota e por Misako Kikuchi, assessora do Consulado do Japão no Rio de Janeiro. Participaram, também, membros e diretoria da irmandade, autoridades locais e alguns convidados.
Amauri Dias, em sua fala, destacou a importância da ação do governo japonês e disse que o novo equipamento vai permitir que o hospital siga cumprindo sua missão de salvar vidas. “A Santa Casa de Alpinópolis, desde a sua fundação, segue os preceitos da solidariedade, tão bem difundidos pelo seu idealizador, o padre Ubirajara. A vocação dessa entidade é, por natureza, ser solidária e esperamos que esse mamógrafo possa ajudar muita gente, principalmente os mais necessitados”, frisou o provedor.

O aparelho, que é o único existente na cidade, será de fundamental importância para o setor de saúde local, já que Alpinópolis figura, de acordo com estudo realizado em 2018, entre os municípios brasileiros cuja principal causa de morte por doenças é o câncer. Os dados são Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM).
A chegada do mamógrafo vai facilitar o atendimento e, consequentemente, ajudar no processo de detecção precoce do câncer, que é a chave para um tratamento bem sucedido. Atualmente, para fazer uma mamografia, as pacientes de Alpinópolis são encaminhadas para centros maiores – Passos e Alfenas – e, muitas vezes, a dificuldade para a realização do deslocamento se torna um complicador, o que acaba comprometendo a saúde e permitindo a progressão da doença.
Esses entraves motivaram a diretoria da Santa Casa a buscar meios para conseguir o aparelho. Apesar de a entidade ser bem servida por emendas parlamentares alocadas para a compra de equipamentos – foram mais de R$ 1,75 milhão nos últimos cinco anos – a aquisição do mamógrafo, com financiamento por parte do Ministério da Saúde, não foi permitida em função de critérios técnicos adotados pela pasta. Dessa forma, o setor de captação de recursos do hospital passou a procurar por alternativas e encontrou a possibilidade em um programa disponibilizado pelo governo japonês.
O programa “Assistência a Projetos Comunitários (APC)”, que viabilizou a doação do mamógrafo, tem o objetivo de assistir ao desenvolvimento social de países em processo de crescimento, através de ações em educação básica, formação profissional, saúde e ação social, e tem como fonte de recursos, as contribuições tributárias do povo japonês. Como o programa recebe mais solicitações do que pode atender, os fundos são fornecidos apenas àqueles projetos que, após exame e avaliação detalhados, se mostrarem mais viáveis e relevantes.

Segundo Daniel de Paula, assessor de captação de recursos e comunicação social da entidade, foi trabalhoso preparar a documentação solicitada, já que são muitas exigências e critérios a serem cumpridos. “Foi difícil, mas conseguimos. Agradecemos ao Governo do Japão, na pessoa do cônsul geral, por permitir a realização desse sonho. No entanto, não podemos deixar de render nossas homenagens a outra pessoa, que infelizmente não pôde comparecer à cerimônia de entrega, que é a senhora Yucari Hamada, do consulado honorário de Belo Horizonte, figura absolutamente imprescindível nesta empreitada. Importante lembrar que os recursos usados para a compra desse aparelho tem como origem as contribuições tributárias da população japonesa. Portanto, não existe nenhum recurso público brasileiro envolvido nessa doação, ou seja, não se trata de dinheiro do governo federal, nem do estadual e nem do municipal”, declarou.