Alpinópolis já tem 38 casos confirmados de Dengue

dengue_alpinópolisO município de Alpinópolis entrou definitivamente no mapa das localidades com casos confirmados de Dengue. O primeiro caso notificado da doença na cidade ocorreu em janeiro deste ano e, no momento, já são 38 confirmações dentro de um conjunto de 118 suspeitas. A Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Alpinópolis já está em estado de alerta e chama a atenção para a importância do engajamento da população na luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta terça-feira (15) o órgão divulgou um informe técnico indicando que em Alpinópolis já existem 38 casos da doença confirmados com sorologia reagente. O primeiro caso notificado no município data de 04 de janeiro de 2016 e, de lá pra cá, os números já apontam 118 notificações, sendo que destas 38 foram confirmadas, 15 apresentaram sorologia não reagente, 10 são de pessoas que não permitiram a coleta do sangue para averiguação e 54 ainda aguardam os resultados. Os exames para confirmação são realizados semanalmente no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Pouso Alegre/MG, para onde é enviado o material colhido dos pacientes. O processo de avaliação e apresentação de resultados demora cerca de 15 dias para ser concluído.

De acordo com a enfermeira Eliana Guilhermina da Cruz, coordenadora da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Alpinópolis, após as confirmações a administração se mobilizou intensificando medidas do plano de ação e ainda promoveu algumas mudanças nas estratégias de combate ao mosquito. Ela ainda chama a atenção para a importância do apoio da população nessa guerra contra a doença na cidade. “Acredito que a situação que estamos vivenciando em nosso município é o reflexo da educação de nossa população. No dia em que o cidadão se prontificar a limpar a própria calçada, a casa e o seu quintal, o mosquito será vencido. A administração tem feito tudo a seu alcance e, diante das confirmações da doença, as ações foram intensificadas e promovidas mudanças em algumas estratégias até então adotadas”, explica a enfermeira.

Segundo informações a Prefeitura de Alpinópolis vem tomando uma série de providências visando amenizar o problema, como intensificação de visitas nos bairros com maior incidência, realização de mutirões de limpeza por toda a cidade, envio de boletins epidemiológicos atualizados a todas as unidades municipais de saúde, aspersão do inseticida UBV pelo município, entre outras ações.

O relatório divulgado ainda esclarece que os bairros com maior número de notificações são Mundo Novo, Centro e São Benedito. Outro detalhe presente nas estatísticas mostra que, dos 38 casos confirmados, apenas um é referente à zona rural do município, sendo este no bairro Morro Cavado. Ainda, conforme os dados, Alpinópolis não apresenta nenhum caso suspeito de Zika ou Chikungunya, doenças que também são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Leave a Reply