Com a renúncia de Douglas Brasileiro Freire, o Douglas Tintas (PP), ao mandato de vereador, ocorrida no último dia 24 de novembro, a vaga foi ocupada pelo primeiro suplente direto da coligação “Pelo Bem da Ventania”, composta pelos partidos PP, PSL e PSDB. O novo parlamentar alpinopolense é Rodrigo Alves da Silva, o Zagalo (PP), de 31 anos, que obteve no último pleito municipal 296 votos. O presidente José Acácio Vilela (PSDB) empossou o agora vereador em uma reunião solene realizada às 18:00h desta segunda-feira (30) no prédio da Câmara Municipal.
Após a sessão de posse, Zagalo já participou de sua primeira reunião ordinária, iniciada às 18:30h. O mais novo vereador alpinopolense não manifestou seu posicionamento político dentro da Câmara, resumindo-se a afirmar apenas que não é nem oposição nem situação, mas que “está do lado do povo”. Também esclareceu que pretende analisar bem todos os projetos que tramitam na Casa e conhecer melhor os trabalhos legislativos para prestar um bom serviço voltado à população.
NOVA ELEIÇÃO DA MESA
Nessa mesma sessão ordinária um requerimento foi dirigido pelos vereadores de situação ao presidente José Acácio, indagando sobre a realização das novas eleições para a Mesa Diretora da Câmara, previstas na Lei Orgânica Municipal, notadamente em uma alteração feita por emenda aprovada pelo plenário em agosto, segundo a qual não deverá o vice-presidente assumir o cargo deixado vago pelo presidente em caso de falecimento, renúncia, perda de mandado, licença superior a 120 dias, entre outras situações. De acordo com a nova norma o presidente interino deve convocar novas eleições na reunião ordinária subsequente à vacância ou em reunião extraordinária marcada exclusivamente para este fim. Rechaçando a primeira alternativa, José Acácio alegou que marcará uma extraordinária para cumprir o protocolo, porém não divulgou a data para tal e anunciou que somente o fará após organizar a Casa depois das confusões ocorridas recentemente.
OUTRAS MEDIDAS
José Acácio adiantou que irá tomar outras medidas administrativas no âmbito do Poder Legislativo como providenciar um leilão para o veículo Volkswagen Jetta, acidentado recentemente, e devolver o dinheiro para a prefeitura, sugerindo, porém, que o recurso seja aplicado na aquisição de câmeras de segurança para auxiliar a sanar o problema da violência por que passa o município. O presidente também aprovou uma série de requerimentos, quase todos de autoria da vereadora Jaqueline Rocha (DEM), que haviam sido indeferidos pela antiga gestão. Os documentos são direcionados ao prefeito e pedem dados do Executivo Municipal como informações sobre licitações, merenda e transporte escolar, aplicação de recursos públicos, etc.