Prefeito, vice e vereadores são empossados em Alpinópolis

 

????????????????????????????????????

Tomaram posse oficialmente neste domingo (1º), em sessão especial realizada pela Câmara Municipal de Alpinópolis, o prefeito José Gabriel dos Santos Filho, o Zé da Loja (PSD), o vice Cléber José Pereira, o Cléber do Lói (PDT) e os nove vereadores eleitos em outubro do ano passado. Durante a mesma reunião foi designada a nova Mesa Diretora que comandará o Legislativo no decorrer do biênio 2017/2018, sendo esta reconhecidamente de oposição ao novo mandatário.

A cerimônia aconteceu no prédio da Câmara Municipal, sendo iniciada às 18h30min e finalizada por volta das 21h. Apesar do calor escaldante a solenidade, que contou com a presença de numerosa plateia, transcorreu de forma tranquila e ao som de intermitentes queimas de fogos.

Respeitando o previsto no Regimento Interno, Paulina do São Bento (PTB), a vereadora mais idosa, assumiu provisoriamente a presidência, abriu a sessão e nomeou o colega Guilherme Lima (PSD) como secretário “ad hoc”. Em seguida, como primeiro ato oficial da reunião de instalação, foram empossados todos os eleitos para o Legislativo nas últimas eleições.

Considerado um dos momentos mais aguardados da solenidade, nenhuma surpresa ocorreu no ato de escolha do novo comando do Legislativo. Atendendo às expectativas foi confirmado na presidência o vereador José Acácio Vilela (PSDB), aclamado pela maioria dos votos dos parlamentares. Para a vice-presidência foi eleito Mauro da Ração (PR), como primeiro secretário Rafael Freire (PTdoB) e segunda secretária Sandra do Joaquim Itamar (PSDB), todos componentes do bloco de oposição, que é completado por Sandra do Nequinha (PMDB), a vereadora mais votada nas eleições de 2016. Constituindo a ala de sustentação do prefeito na Casa, ficaram os vereadores Guilherme Lima (PSD), Paulina do São Bento (PTB), Maísa do Feijãozinho (PSD) e Quinca do Tião Roberto (PTB).

posse-2

Logo em seguida foram empossados o prefeito e o vice-prefeito que, conforme determina a Lei Orgânica Municipal, prestaram o seguinte juramento: “Prometo manter, defender e cumprir a Lei Orgânica do Município, as Constituições da República e do Estado de Minas Gerais, observar as leis, promover o bem em geral do povo alpinopolense e exercer o cargo sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra”.

posse1

Sem mais delongas, os atos de posse deram lugar à transmissão de cargo quando, o agora ex-prefeito, Júlio Batatinha (PTB) passou as chaves da prefeitura para Zé da Loja, o novo Chefe do Executivo Municipal. Em seguida todos os recém-empossados fizeram a entrega de suas declarações de bens, as quais serão devidamente escritas em livro próprio, resumidas em ata, divulgadas para conhecimento público e arquivadas, devendo o ato ser repetido ao término de seus mandatos.

Por fim o presidente concedeu a palavra aos vereadores, ao vice-prefeito e ao prefeito, que proferiram seus respectivos pronunciamentos, e logo fez o discurso de encerramento da sessão.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.