Na tarde da última segunda-feira (28), durante a inauguração da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), em Passos, aconteceu o comunicado oficial da liberação dos recursos para o término do asfaltamento da BR-265. Na parte da estrada que liga Ilicínea a São Sebastião do Paraíso, passando por Alpinópolis, existem vários trechos inacabados que serão finalizados já no próximo ano. Para a conclusão da rodovia serão liberados, pelo Governo Federal, cerca de R$ 50 milhões.
O anúncio foi feito pelo deputado federal Aelton Freitas (PR/MG), parlamentar cujo partido comanda o Ministério dos Transportes, e animou lideranças políticas e empresários da região. A obra, segundo o deputado, é de importância estratégica para a ligação viária do Sul e Sudoeste de Minas ao Triângulo Mineiro e Rio de Janeiro, além de outras partes do Brasil.
Na cerimônia de inauguração da unidade de Passos do Dnit, órgão do Ministério dos Transportes responsável pelas estradas federais em todo o país, estiveram presentes políticos e representantes de quase todas as cidades que serão beneficiadas com as obras nas rodovias BR-265, BR-464 e BR-146. Sob muitos aplausos, Aelton Freitas comunicou a liberação de um recurso, da ordem de R$ 50 milhões, para a conclusão da BR-265 e conclamou as lideranças políticas regionais para unirem-se em torno da causa, assinando um documento a ser entregue no Congresso, exigindo que a verba seja aplicada na região e não transferida para outros pontos do país.
O deputado estadual Emidinho Madeira (PSB), também presente no evento, fez coro com o colega federal e destacou a importância dessa união para a conclusão das obras na BR-265, entre São Sebastião do Paraíso e Ilicínea, passando por Jacuí e Alpinópolis, onde ainda restam trechos importantes para finalização da pavimentação. “Nós sabemos que muitas definições técnicas e administrativas passam pela via política. Por isso nós participamos desse chamado público a todos os deputados que são votados na região, para que estejam unidos. Fiz questão também de assinar o documento a ser entregue junto à bancada mineira na Câmara Federal solicitando um apoio para que os recursos não sejam transferidos para outras obras”, disse.
De acordo com o empresário Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto, presidente do PR de Alpinópolis, o empenho das lideranças políticas com base na região foi fundamental para que esse projeto, há anos interrompido, saísse do papel e fosse finalmente viabilizado. “Não dava mais para esperar. O adiamento da conclusão desta obra já trouxe muitos transtornos, causando graves acidentes, principalmente no entroncamento com a MG-446, lugar conhecido como ‘Trevo do Juca Paulino’. Além da questão da segurança, existe o aspecto econômico, onde os mais afetados são os produtores rurais, empresários e comerciantes locais, que dependem da estrada para escoar sua produção ou vender suas mercadorias. Agradecemos às lideranças políticas, em especial aos deputados Aelton Freitas e Emidinho Madeira, que se empenharam para apresentar essa solução tão aguardada”, concluiu o empresário.