A principal celebração religiosa no dia de Nossa Senhora Aparecida voltou a acontecer como era antes da pandemia de Covid-19 em Alpinópolis e, em um ponto turístico considerado um dos cartões-postais do município, em meio à natureza. Foi a missa solene próximo da cachoeira na gruta que leva o nome da rainha e padroeira do Brasil, com a participação de milhares de fiéis católicos, principalmente os devotos à santa mais popular do país.
O local fica no bairro Jardim Santa Efigênia, ao fim da rua Nossa Senhora Aparecida, e que dá acesso ao Ribeirão Conquista e à Serra da Ventania. A réplica da imagem conhecida desde quando foi encontrada por três pescadores em 1717 no rio Paraíba do Sul, em Aparecida (SP), foi transladada até um altar improvisado bem ao lado da capelinha. Dias antes do evento, funcionários da prefeitura promoveram a roçada da vegetação e como não há energia elétrica na gruta, a paróquia São Sebastião arcou com as despesas do aluguel de um gerador que proporcionou o uso de microfone e equipamentos sonoros para o presidente da celebração, aclamadores das leituras e o ministério de música.
Uma multidão, que segundo o pároco Reginaldo da Silva, pessoas ligadas diretamente à promoção de acontecimentos sociais, culturais, artísticos e esportivos, contabilizaram mais de 3.500 fiéis católicos participantes da missa campal. Em seguida, a procissão com a imagem da santa à frente foi levada até a igreja matriz onde o padre promoveu a benção comunitária e os devotos tiveram a oportunidade de agradecer e pedir graças.
“Foi emocionante. Pela primeira vez participei de tudo isso nesse 12 de outubro, que se tornou tradicional na cidade há anos. Em razão dos dois anos sem a celebração por causa da pandemia, a impressão significativa da frequência do público superou as expectativas. Senti e vi de perto o fervor do povo para com a santa. O único acesso até a gruta é por uma extensa escadaria ladeira abaixo, mesmo assim, muitos idosos, até doentes, de um jeito ou de outro, foram rezar lá perto da capelinha, como se fossem jovens e estivessem bem de saúde”, contou o pároco.
Completando a programação do dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, o vigário Lucas Muniz celebrou, às 10h, a missa especial para as crianças, e às 19h, mais uma vez foi o padre Reginaldo que presidiu o rito litúrgico.
Fonte: Folha da Manhã
