O Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (Iepuc), de Alpinópolis, promoveu a Semana da Criança, com cinco dias de brincadeiras e interação entre os alunos, como acontece todos os anos. Além das tradicionais atividades envolvendo jogos, contação de histórias, práticas esportivas e filmes, a escola realizou uma gincana solidária, na qual os estudantes do período vespertino arrecadaram brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis que serão doados às famílias carentes do município.
Na segunda-feira os alunos participaram de um desfile a fantasia e ouviram uma sessão de contação de histórias. Na terça foi a vez das brincadeiras com jogos tradicionais e o início das ações solidárias, com a doação de brinquedos. Na quarta aconteceram várias atividades esportivas e foi o dia da arrecadação de roupas infantis. Quinta-feira os alunos, com seus penteados malucos, participaram de uma competição no formato “torta na cara” e houve a coleta de alimentos não perecíveis. Já a sexta-feira foi reservada para a exibição de um filme infantil na sessão Cine Kids, com direito a pipoca e sobremesa.

Oxlaine Cristina dos Santos Rodrigues, diretora da escola, aborda a importância desta semana para as crianças. Segundo ela, o objetivo é estimular a reflexão e o desenvolvimento de ações educacionais, tendo como base a importância do ato de brincar. “Uma das primeiras possibilidades que a criança tem para conhecer o mundo ao seu redor é por meio do ato de brincar. Quando isso é associado a ações solidárias, os resultados são incríveis”, afirma.

O presidente da Cooperativa de Ensino de Alpinópolis – entidade mantenedora do Iepuc –, Sebastião Sandre Ângelo, destaca a relevância de fomentar nos estudantes a prática sistemática de ações voluntárias de solidariedade que, segundo ele, é uma das melhores lições que o jovem pode acrescentar a sua cidadania. “Cremos que com iniciativas assim a escola cumpre seu papel diante de uma nova postura que a sociedade exige. Além do conhecimento formal exigido, é fundamental oferecer noções práticas de solidariedade e cidadania”, disse o dirigente.
Após o encerramento das atividades da semana, a escola vai contabilizar os materiais arrecadados e providenciar a distribuição para famílias menos favorecidas de Alpinópolis.
