Zé da Loja é eleito prefeito de Alpinópolis e terá Câmara de oposição

????????????????????????????????????

José Gabriel dos Santos Filho, o Zé da Loja (PSD), será o novo prefeito alpinopolense a partir do dia 02 de janeiro de 2017. Os candidatos da coligação “Juntos Por Alpinópolis Pra Continuar Fazendo Ainda Mais”, que tinha como vice Cléber José Pereira, o Cléber do Lói (PDT), derrotaram por uma diferença de 892 votos os adversários Leonaldo Cândido da Silveira, o Léo do Posto (PR), e Vicente de Paula Vilela, o Dr. Vicente (PMDB). Apesar da vitória no Executivo a coligação não conseguiu eleger a maioria dos vereadores para a próxima legislatura e terá que enfrentar uma Câmara de oposição.

Foram 12.321 votos válidos dos quais Zé da Loja recebeu 6.506 (53,68%) contra 5.614 (46,32%) recebidos por Léo do Posto. A campanha no município foi equilibrada e não demonstrava nenhum favoritismo, o que acabou deixando ansiosos, até o final da apuração, os próprios candidatos, cabos eleitorais e a população em geral.

Neste dia 02 de outubro a votação aconteceu com tranquilidade, sem ocorrências consideradas sérias. Isso depois da cidade viver forte agitação nos últimos dias de campanha com direito a impugnação de pesquisa, representações à Justiça Eleitoral alegando compra de votos, denuncias de distribuição de cestas básicas, além de muita discussão e troca de farpas, principalmente, por meio das redes sociais.

Segundo informações os dois candidatos votaram ainda no período da manhã e a movimentação nas 43 seções eleitorais, espalhadas por todo o município, ficou dentro da normalidade. O juiz eleitoral Cesar Rodrigo Iotti e a promotora Larissa Prado circularam pelos locais de votação observando o andamento do processo e verificando o devido cumprimento do regramento imposto pela legislação.

Uma inovação neste processo eleitoral de 2016 foi a determinação do juiz da Comarca em relação aos famosos santinhos dos candidatos a prefeito e vereador, que eram literalmente despejados nas proximidades dos pontos de votação. Visando inibir essa prática, baseado na lei eleitoral, o magistrado enviou um comunicado aos representantes das coligações e delegados de partido esclarecendo sobre a ilegalidade do derrame deste tipo de material eleitoral às vésperas da eleição, lembrando que a prática poderia ser enquadrada como crime e gerar para o infrator multas e até detenção de 6 meses a 1 ano.

O LEGISLATIVO

A Câmara Municipal contará com 5 vereadores de oposição ao novo prefeito, sendo eles Sandra do Nequinha (PMDB) reeleita com  884 votos, Zé Acácio (PSDB) reeleito com 546 votos, Sandra do Joaquim Itamar (PSDB) eleita com 515 votos, Mauro da Ração (PR) eleito com 390 votos e Rafael Freire (PTdoB) eleito com 338 votos.  Já a próxima bancada de situação será formada por 4 parlamentares: Maysa do Feijãozinho (PSD) eleita com 606 votos, Guilherme Lima (PSD) eleito com 451 votos, Quinca do Tião Roberto (PTB) eleito com 368 votos e Paulina do São Bento (PTB) reeleita com 336 votos.

Alpinópolis registrou um total de 15.264 eleitores para essas eleições, dos quais 12.910 (84,58%) compareceram às urnas. Foram 274 votos nulos (2,12%) e 315 brancos (2,44%).

Deixe uma resposta