Votação de projeto polêmico leva manifestantes à Câmara de Alpinópolis

Plenário da Câmara Municipal durante a votação do PLC 005/2013

Sob gritos de protesto e sonoras vaias de manifestantes, foi votado e aprovado pelos vereadores nesta quinta-feira (20) o polêmico Projeto de Lei Complementar 005/2013 de autoria do prefeito Julio César Bueno da Silva, o Julio Batatinha (PTB). A sessão extraordinária do Legislativo teve início às 18h50min e se estendeu até as 20h10min, sendo marcada pela tensão peculiar em situações de manifesto.

Cartazes e gritos de protesto marcaram a votação do projeto

O referido projeto tem causado questionamentos desde sua entrada na Câmara Municipal no dia 13 de maio. O ponto nevrálgico está no art. 1º do documento que propõe uma alteração no mapa de zoneamento da cidade de Alpinópolis, suprimindo quase 80% da área verde denominada AEIA (Área Especial de Interesse Ambiental) que garante a preservação do meio ambiente dentro de seus limites. Ambientalistas, professores, profissionais liberais, sindicalistas e estudantes, em desacordo com a medida proposta pelo prefeito, organizaram um manifesto e foram até à Câmara Municipal reivindicar dos vereadores um posicionamento contrário ao PLC.

 A VOTAÇÃO

Vereadora Jaqueline da Rádio

Dentre os nove parlamentares alpinopolenses, apenas Jaqueline Cândida Rocha, a Jaqueline da Rádio (DEM), se declarou contra o projeto nos moldes em que foi enviado para votação. Segundo a vereadora, o PLC teria que ser retirado e readequado para que não comprometesse o patrimônio ambiental do município. “Não sou contra as alterações e adequações ao Plano Diretor, mas não posso concordar com algo que vai comprometer o meio ambiente e não oferecer nenhuma compensação por isso. Esse PLC, nos moldes que veio, simplesmente suprime mais de dez hectares de nossa AEIA para ceder lugar a projetos de empreendimentos imobiliários, mas não obriga a prefeitura a repor sequer um metro quadrado em qualquer outro lugar, ou seja, apenas permite que haja desmatamento sem propor um planejamento de preservação. Sou a favor do crescimento de Alpinópolis desde que seja um crescimento sustentável e não do jeito que nos impuseram com esse projeto absurdo. Tentei, de todas as formas possíveis, fazer algo para remediar, seja apresentando uma emenda, pedindo a retirada e adequação do projeto e, por fim, propondo uma audiência pública em que deixaríamos o povo escolher o que quisesse, mas nada adiantou. O PLC 005/2013 foi aprovado e teremos que arcar com as conseqüências dele”, declarou indignada. O vereador José Acácio Vilela (PSDB) se absteve da votação alegando que, após a explanação da colega Jaqueline, havia chegado à conclusão de que o projeto merecia uma análise mais detalhada e, para tanto, precisaria ser retirado. Os demais parlamentares deram voto favorável.

Manifestantes permaneceram diante da Câmara após a votação

O PLC 005/2013

Trata-se de um projeto que propõe alterações na Lei 061/2007 – Plano Diretor de Alpinópolis, onde será modificado o mapa de zoneamento do município e mudada a redação do art. 168 que determina regras para ocupação em morros ou montes. Na exposição de motivos enviada aos vereadores, o prefeito afiança que existe a necessidade de aprovação do PLC 005/2013, pois no município há notória necessidade de empreendimentos imobiliários na área de loteamentos para atender a uma demanda de lotes para fins residenciais. Essa afirmação foi um dos motivos da discordância sobre o projeto, pois segundo números apresentados durante a reunião, o déficit habitacional do município não ultrapassa 360 unidades e seria suprido tranquilamente pelos loteamentos já existentes e lotes vagos espalhados pela cidade, assim não haveria nenhuma necessidade de efetuar desmatamento para implantação de novos empreendimentos. Os oposicionistas acusam o Poder Executivo de estar promovendo atendimento a interesses particulares e, desta forma, fomentando a especulação imobiliária.

O MINISTÉRIO PÚBLICO

O promotor de justiça Dr. Alan Carrijo Ramos enviou na data de 19 de junho um ofício ao prefeito Julio Batatinha recomendando que o mesmo retirasse o PLC 005/2013 para revisão e adaptação à legislação federal. Esse documento foi apresentado durante a reunião e lido em plenário pela vereadora Jaqueline.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.

 

19 Responses to Votação de projeto polêmico leva manifestantes à Câmara de Alpinópolis

  1. Terezinha Maria da silva Campos disse:

    Existem tantos terrenos baldios dentro do município, aliás, sujos, chieos de matos, restos de lixos que a população joga, por que então demarcar mais território se o existente não está totalmente ha bitado? Veja os bairros cidade jardim , jardim salum, quinta dos vilela……….. isso é mesmo só para favorecer uma minoria adepta aos batatas, ao 14 ohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh quanta hipocrisia deste povo.

  2. joao lucas disse:

    Lamentavel,não há palavras para descrever a que ponto chegamos,espero que se lembrem desse dia ao lamentarem essa perda incalculavel que tivemos,e principalmente na hora do voto!Vejo que nessa camara os vereadores estão de queixo doendo de tanto babar sobre os ovos do prefeito!

  3. Nilce disse:

    Se esta expansão fosse para melhorar o problema de moradia das pessoas mais necessitadas, até seria justificável. Mas o que mais indígna é que isso só vai tornar mais ricos os ricos de nosso município, aqueles que tem dinheiro para lotear, comprar terrenos baratos como forma de investimento do seu dinheiro e depois vendê-los mais caros ou construir casas e alugar bem caro para os pobres. Isso é o acontece nessa cidade há muito tempo. Em um tempo em que a preservação do meio ambiente se torna um assunto primordial em todas as esferas, e é nítido a ação da natureza com seus efeitos por causa da destruição que o ser humano causa, não tem sentido se fazer um projeto onde se permita desmatar sem repor, destruir e não reconstruir. É um absurdo. Deixo aqui minha indignação!! MEIO AMBIENTE É PRIORIDADE!

  4. rachel disse:

    O status do Facebook dos vereadores de Alpinópolis tinha que estar assim hoje:

    Jaqueline da Rádio: DE PÉ

    Sandra, Adriano, Douglas, Noé, Valdir, Zé Antonio, Paulina: DE JOELHOS

  5. Priscila disse:

    Essa nossa cidade esta uma vergonha, pra quem diria que Julio Batatinha iria ser um PREFEITO bom e que ia mudar as coisas, fazer algo diferente está ai nosso querido PREFEITO deveria ser o primeiro a não aprovar isto.Como disse a nossa colega Nilce se fosse por uma justificativa Boa ainda ia, mais pergunta o nosso PREFEITO se ele quer fazer CASA POPULAR nesse território para as pessoas que não tem onde morar e sem condições, eles só querem ganhar mais dinheiro pra essa PREFEITURA….VOTE VOTE VOTE NO 14…

    • Jaqueline Cardoso disse:

      olha aqui querida, se vc percebeu meu nome é Jaqueline Cardoso, e não tenho medo d nada, pq não tenho nada pra ter medo, eu coloquei meu sobre nome, q é uma honra pra mim ser Cardoso, agora pq vc não coloca o seu sobre nome hein ??? tá com medo querida ??? e tem mais eu tenho muito o que fazer pra ficar te dando bola, só respodi esse seu comentário infeliz, pra vc saber q eu to aqui, mas não sou como vc, q precisa ofender pra ficar feliz. Sou católica,e nem te conheço e vc ja sai falando q tenho podres, tenho pena d uma pessoa como vc, que deve ser muito infeliz.

  6. queila disse:

    uai querida Jaqueline agora vc nao ta mais comentando ta com medo de seus podres serem revelados hem? kkkkkk’
    mais ja sei que vc ta usando outro nome!!!
    precisa te medo naao querida kkkkkkkkk’

    • Jaqueline Cardoso disse:

      primeiro venho pedir desculpas para a Jaqueline d Rádio, pq tem uns ignorantes q pensam q só tem uma Jaqueline na ventania. Agora a palavra vai pra vc dona queila, eu nem sei quem é vc, nunca me referi a vc com ofensas a sua vida, pq não te conheço, e nem teria o prazer d conheçer, pq vejo q vc é uma pessoa infeliz nos seus comentários, nos seus comentários vc tá sempre ofendendo as pessoas, querida eu não tenho podres nenhum, agora messa suas palavras, pq mesmo sem saber quem vc é, vc deveria saber q este site não é para ofender as pessoas, e sim comentar sobre os problemas d nossa cidade, venho aqui te dizer se tem alguém com algum podre aqui, essa pessoa deve ser vc, e seu prefeito tão amado, pq se vc leu todos os comentários estão contra o seu queridinho Julio, e contra esse projeto absurdo q ele fez, aliás todos os projetos dele são absurdos como ele, e seu pai. Por isso querida pare d falar d minha vida pessoal, pq vc não me conheçe, vai a missa rezar, pq eu vou, e se vc não tem nada pra comentar, fica calada q vc ganha mais com DEUS.OK LINDA.E TEM MAIS EU NÃO TENHO MEDO NÃO VIU, PQ NÃO TENHO NADA A TEMER.

  7. Breno disse:

    Na minha opinião se alguém tem podre são esses políticos corruptos que votam projetos para atender os ricos e poderosos financiadores de suas campanhas. Podre é a atitude dessa cambada sem personalidade, capachos do Batatinha, que votaram um absurdo desse. Inimigos do meio-ambiente!! Jaqueline sim, mostrou fibra.

  8. nilma disse:

    e agora o que diria os mais de seis mil eleitores que votaram no prefeito diferente?o prefeito e os vereadores que votaram a favor do projeto com certeza nao ligam a minima para a natureza,eu parabenizo a todos os cidadoes e em especial a Jaqueline da radio e Ze acacio que mais uma vez mostraram porque estao la estes sim vale a pena; parabens.

    • queila disse:

      Querida Nilma isso por que vcs ja tem casa propia, coitados dos que paguam aluguel.
      A Jaqueline tem uma mansãopor isso fica criticando os outros e para de bla bla bla bla bla…

      • nilma disse:

        querida queila sou obrigada a descordar de vc,pois se seu prefeitinho querido tivesse realmente pensando no seu bem estar e de toda populaçao estudaria melhor seus projetos.E mais uma coisa nao sei quem vc e e nao que eu deva satisfaçao sobre eu ter ou nao casa propia mais graças a uma empresario que por sinal inteligentissimo,eu financiei o terreno da casa onde vivo com minha familia.Vc um dia vai sentir-se envergonhada de puxar tanto o saco de seu prefeitinho sem vizao.nos comentarios que vejo por todos os meios de comunicaçao sao pessimos sobre ele e lamentavel que vc ainda nao se deu conta de que votou no pior candidato das ultimas eleiçoes,pra se ter uma ideia ele conssegue superar o propio pai.procure andar com suas propias pernas,ter suas propias opinioes,faz bem para o ser humano ter algo util para se preocupar e e melhor do que cuidar da vida alheia.

        • Jaqueline Cardoso disse:

          Concordo plenamente com vc Nilma, essa garota q tem por nome d Queila deve estar ganhando algum d prefeitinho dela, para defender tanto ele assím, só uma pessoa muiiiiito burra, ou q está embolsando algum d seu Julinho pra ser tão patética assím.

  9. Taís disse:

    O fanatismo desses batateiros é tão grande que pode falar por 10 horas seguidas que não vão entender nunca. Esse prefeito que dizia ser defensor dos pobre é sim o defensor dos ricos e inimigo do meio ambiente.

  10. Jaqueline Cândida Rocha disse:

    Apenas para efeito de esclarecimento, é pela primeira vez que faço um comentário nesse site, se alguém usou apenas Jaqueline , não fui eu. Obrigada Nilma e Breno e aos demais que compartilham de minha opinião quanto à adequação do projeto, inclusive do posicionamento e recomendação do Ministério Público. Sem mais, desejo a todos uma ótima noite. Obrigada!J.C.R.

    • nilma disse:

      Jaqueline da radio,gostaria de lhe pedir um grande favor e que esta historia do cafe da camara dos vereadores pegou muito mal,gostaria de saber se tem como vc se enterar do assunto e nos esclarecer,pois nao tenho nenhum contato com a presidente da camara para pedir a ela,apezar de achar que ela sim deve uma satisfaçao ao povo.sem mais para o momento.obrigada.

      • Jaqueline Cândida Rocha disse:

        Nilma estou estudando o caso , assim que eu estiver algo de concreto ,eu a procuro pessoalmente. Más te adianto as coisas não são do jeito que está sendo passada,é preciso verificar com os contadores ,que são pessoas capacitadas para responder melhor que eu, por isso estarei buscando conhecimento ,com quem entende e vai tirar também algumas dúvidas minhas…Más ainda esclareço :Nenhum Vereador toma café na câmara.

  11. Jaqueline Cardoso disse:

    PQ o senhor Julio não atende os pedidos dos idosos, para a volta d prefessor Clayton, oa invez d ficar fazendo prejetos absurdos como esse q acabou d ser votado, paraçe q a ventania está d cara nova mesmo,sim se o Senhor perceber, a ventania está sim d cara nova, mas uma cara triste, suja,é isso q o Senhor chama d ser um prefeito diferente ??? Affffffffffffffff.