A interferência do mundo virtual na vida política é algo que não se pode mais negar. Depois que protestos organizados pelas redes sociais levaram os brasileiros às ruas no ano passado para exigir serviços públicos “padrão FIFA” do governo, os políticos mais astutos se viram obrigados a rever suas estratégias de comunicação na internet. O que não falta é candidato criando página oficial, turbinando suas redes sociais e até contratando assessores de comunicação para alinhar suas investidas à linguagem dos internautas. Às vésperas de uma campanha eleitoral, atingir o público de forma massiva, interativa e eficiente é fundamental.
Alpinópolis não é diferente dos outros lugares do mundo e a classe política ventaniense já se arremessa pelas veredas virtuais. Nossa conservadora cidade apenas recentemente (e não sem certa relutância) passou a admitir que os tempos mudaram e que um bom e operativo projeto de comunicação pode causar tanto uma aclamação assertiva quanto um desastroso desempenho nas urnas. Os envelhecidos caciques políticos se rendem à tecnologia e, aos poucos, buscam aprimorar as estratégias objetivando moldar suas campanhas eleitorais aos novos tempos. A primitiva tática do “tapinha nas costas” parece estar com os dias contados e seus resultados vão se mostrando menos eficazes a cada novo pleito.
Foi preciso que a popularidade da nossa classe política despencasse, devido aos ataques virtuais sofridos a partir de 2011, para que as representações partidárias alpinopolenses acordassem e começassem a reagir nesse sentido. Atualmente os partidos já contam com elementos em suas estruturas de organização que os permitem se adequar à realidade de um mundo online. Ainda há muito que melhorar, mas os primeiros passos já foram dados.
Um dos focos de preocupação dos grupos políticos da cidade é a juventude. É essa parcela do eleitorado que compõe a maioria dos usuários das redes sociais e que, reconhecidamente, esteve à frente das manifestações virtuais que fustigaram nossos políticos nos últimos três anos. É um público que tem na memória recente apenas os últimos 12 anos da política alpinopolense e, aos poucos, vai entendendo o que cada grupo significa e significou para a cidade. Esconder algo desse eleitor tornou-se tarefa difícil e as redes sociais são as principais responsáveis pela divulgação das informações.
Agora resta a cada grupo a tarefa de montar suas estratégias digitais e apoiar os candidatos que buscam os votos do eleitorado ventaniense. E para aqueles dinossauros que ainda insistem em duvidar da força da web, basta apenas direcionar seu olhar ao maior exemplo da influência de marketing digital nas eleições de 2014, Barack Obama que está aí, reeleito pela população americana, e que muito deve à sua popularidade na internet, provando que as mídias sociais realmente funcionam.