Trupe Ventania apresenta espetáculo “Estórias de Pirata” em Alpinópolis

trupe_ventania_iepuc

Na tarde desta quinta-feira (05) o grupo teatral Trupe Ventania apresentou, em Alpinópolis, o espetáculo “Estórias de Pirata”. A encenação aconteceu na quadra do Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral (IEPUC), sendo parte da comemoração da Semana da Criança promovida pela escola. O público, formado em sua maioria por crianças, pôde desfrutar da atuação dessa trupe que é considerada, atualmente, como um dos grandes expoentes nacionais do teatro de grupo.

O “Estórias de Pirata”, dirigido pelo alpinopolense Maurílio Romão, é um espetáculo divertido e sensível, apresentado em praças, parques, ruas ou espaços alternativos. É uma obra de contação de histórias com grande inspiração no mundo fantástico da pirataria. A figura do pirata sempre exerceu fascínio no imaginário popular, seja por suas habilidades de espadachim, navegador ou estrategista, ou pelo fato de que ele despreza convenções e acaba construindo uma identidade absolutamente singular.

trupe_ventania_iepuc_alunos

Toda a trama deste espetáculo se desenvolve em um navio atracado, onde três piratas contam suas histórias. Seja a bordo ou desembarcados em uma ilha, os personagens interagem com o público e trazem, sempre, uma mensagem positiva com fundo moralizante. A Kombi Fifi, tradicional nas montagens do grupo, faz as vezes de barco, recebendo uma charmosa caracterização.

A peça narra a busca de um atrapalhado trio de piratas por um tesouro misterioso, pertencente ao lendário Barba Azul.  No desenrolar do enredo, os personagens passam por situações inusitadas, inclusive algumas adversidades, que levam ao riso e, principalmente, à reflexão. De maneira descontraída os artistas provocam o público que, no fim, acaba reconhecendo que o verdadeiro tesouro não é composto por ricas joias e nenhum outro tipo de bem material, mas sim por algo muito mais precioso: a VIDA. Com emoção e causando surpresa, os atores finalizam o espetáculo com um fundo moral, quando afirmam que “A vida é o nosso bem mais precioso. O maior tesouro é a nossa essência”.

trupe_ventania_iepuc_apresentação

TRUPE VENTANIA

A Trupe Ventania surgiu de um desejo antigo do diretor Maurílio Romão que era formar um grupo teatral sólido na cidade de Passos. Isso aconteceu em 2011, quando Romão retornou à região, após se graduar em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A partir daí, entusiastas da arte e atores, se reuniram em torno dessa aventura de manter um grupo de teatro qualificado no interior.

Desde então, a Trupe Ventania vem realizando diversos trabalhos em toda Minas Gerais e demais estados da Região Sudeste. Neste interim, vários prêmios de destaque foram conquistados e a trupe se consolidou como um dos maiores expoentes nacionais do teatro de grupo da atualidade.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.