TRE suspende temporariamente atendimento a eleitores de Alpinópolis

cartorio_eleitoral_alpinópolis

Em razão do processo de rezoneamento, determinado pelo TSE para diversas zonas eleitorais de Minas Gerais, o Cartório Eleitoral da 10ª ZE (zona eleitoral) suspenderá a prestação de serviços aos eleitores de Alpinópolis entre os dias 19 e 25 de outubro.  Outros 179 municípios mineiros passarão por este mesmo procedimento que visa a aplicação de medidas técnicas necessárias no cadastro nacional de eleitores.

Por meio da Resolução nº 23.520 de 2017, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou o rezoneamento eleitoral, com o objetivo de ajustar as distorções no quantitativo de eleitores em zonas eleitorais e racionalizar custos em um cenário de fragilidade econômica do país.

Neste período de suspensão, serviços como alistamento, transferência, alteração de local de votação, atualização cadastral e fornecimento de certidões, além do recadastramento biométrico, não estarão disponíveis nos municípios onde a Justiça Eleitoral tem local de atendimento.

Nas cidades abrangidas, incluindo Alpinópolis, o atendimento ao público se limitará ao protocolo de documentos que não dependam do acesso ao cadastro de eleitores, como processos judiciais e desfiliação partidária. Os serviços que o eleitor pode realizar por meio da internet não serão prejudicados, como a emissão de certidão de quitação eleitoral.

Em linhas gerais, o rezoneamento eleitoral foi imposto pelo TSE com o objetivo de extinguir e remanejar zonas eleitorais que não estariam atendendo aos critérios estabelecidos por normas editadas pertinentes à matéria. Em Minas Gerais, a medida foi regulamentada por meio da Resolução TRE-MG nº 1.039. Ao todo, 45 zonas eleitorais vão se transformar em postos de atendimento, enquanto várias outras serão impactadas por agregarem novos municípios em suas respectivas jurisdições.

Na região do Sul de Minas 58 cidades ficarão sem atendimento durante o referido período: Alpinópolis, Andradas, Alfenas, Aiuruoca, Baependi, Boa Esperança, Borda da Mata, Brazópolis, Cabo Verde, Caldas, Cambuquira, Campanha, Campestre, Campo Belo, Candeias, Carmo de Minas, Cássia, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cristina, Cruzília, Elói Mendes, Extrema, Guapé, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Itamonte, Itanhandu, Itajubá, Itumirim, Jacuí, Jacutinga, Lambari, Lavras, Machado, Montre Belo, Monte Belo, Monte Sião, Natércia, Nepomuceno, Nova Resende, Paraguaçu, Passa Quatro, Passos, Pedralva, Perdões, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pratápolis, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, São Sebastião do Paraíso, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, Silvianópolis e Varginha.

Deixe uma resposta