Tentativa de furto deixa sacrário da Igreja Matriz de Alpinópolis arrombado

O sacrário, também chamado de santíssimo, teve a cerradura da portinhola danificada e sofreu alguns arranhões. A paróquia comunicou que enviará a peça para restauração.
Sacrário sofreu danos na cerradura da portinhola e alguns arranhões nas laterais. A peça é inteiramente banhada a ouro e está avaliada em aproximadamente R$ 10 mil.

Uma tentativa de furto ocorrida na última quarta-feira, dia 02 de dezembro, deixou a comunidade católica alpinopolense perplexa. Isso porque alguns indivíduos tentaram realizar um furto dentro da Igreja Matriz de São Sebastião e acabaram arrombando o sacrário, objeto considerado sagrado por ser o recipiente onde fica acomodada a eucaristia, ou seja, as hóstias dadas em comunhão aos fiéis católicos.

O pároco local, padre Donizete de Brito, compareceu ao quartel da Polícia Militar e relatou que neste dia, por volta das 18h50min, recebeu uma informação da sacristã da paróquia de São Sebastião, dizendo que o sacrário havia sido arrombado por três indivíduos, aparentemente menores, com idade entre 15 e 17 anos. Segundo relatado, no intuito de concluir o arrombamento, os infratores teriam feito muito barulho e, temendo serem surpreendidos, evadiram-se do local em desabalada carreira.

Curioso é que, cerca de 15 dias antes do fato foi encontrada, no jardim que fica no entorno do templo, uma sacolinha plástica contendo entorpecentes em seu interior.  A PM foi acionada, compareceu ao local e confirmou haver dentro da sacola um aparelho de telefone celular, dois chips, sete buchas pequenas de substancia análoga a maconha, um pedaço de aproximadamente 17g da mesma substancia e um maço de papéis para enrolar cigarros. Este material foi apreendido e encaminhado à delegacia de polícia para serem tomadas as devidas providencias.

O que liga uma coisa à outra é a suspeita de que o crime de arrombamento do sacrário possa ter sido executado como forma de represália pela denuncia e posterior apreensão das drogas nas imediações da secretaria da Paróquia de São Sebastião.

Leave a Reply