Reunião realizada no Fórum de Alpinópolis busca aprimorar serviço judiciário local

Na tarde desta segunda-feira (15) estiveram reunidos no Fórum Lázaro Brasileiro, em Alpinópolis, membros da subseção local da OAB, o juiz de direito Clayton Santos Teixeira e a promotora de Justiça Larissa Brisola Brito Prado, com a finalidade de pautar demandas do Poder Judiciário e das reivindicações dos advogados e advogadas da comarca, que abrange os municípios de Alpinópolis e São José da Barra.

Foram tratados assuntos relacionados aos andamentos processuais, discutidas a necessidade da construção de uma nova sede para o fórum e a viabilidade da implantação de uma 2ª vara na comarca, a falta de servidores para colaborar na prestação dos serviços, entre outras questões.

O objetivo da reunião, em linhas gerais, foi buscar caminhos para aprimorar a prestação do serviço judiciário e levar ao conhecimento dos advogados o trabalho que vem sendo desempenhado pelo juízo na comarca.

Ficou acordado que será feito um estudo sobre a possibilidade da implantação de medidas alternativas que busquem a resolução dos conflitos de maneira mais célere e que preze pela proteção dos direitos das partes envolvidas neste processo.

Seguindo o que já vem sendo adotado por outras comarcas de Minas Gerais, o juiz Clayton Teixeira informou que, a partir do próximo dia 17 de junho, será implantado no fórum local o PJe (Processo Judicial Eletrônico).  O PJe é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais, para a modernização do Judiciário, permitindo a prática e o acompanhamento do ato processual em meio eletrônico, independentemente de ele tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados ou na Justiça do Trabalho.

Duas comissões, compostas por membros da referida subseção da OAB?MG, serão criadas para levar adiante as ações pretendidas, isso com o fim de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos. A reunião serviu, ainda, para reiterar o compromisso de colaboração entre advogados, Poder Judiciário e Ministério Público no âmbito local.

Leave a Reply