Reunião da Câmara de Vereadores – 25/03/2013

Após a realização da chamada nominal dos parlamentares, foi verificado quorum para realização da sessão e a presidência fez a abertura oficial.

A reunião deste dia 25 de março de 2013 teve início às 18:30h e foi encerrada às 19:20h, contando com um público presente de 16 pessoas.

ATA

A secretária da Câmara Municipal de Alpinópolis fez a leitura da ata da sessão anterior, sendo colocada em discussão e aprovada.

PRONUNCIAMENTOS

O vereador Douglas Tintas usou da palavra primeiramente para fazer referência a uma de suas indicações, falando sobre a campanha da fraternidade da CNBB e ressaltando a importância dos jovens como agentes transformadores da sociedade e que, para assim procederem, precisam contar com o auxílio do poder público.

O vereador Adriano Ploc lembrou aos presentes sobre a presença do vice-prefeito Cléber do Lói na sessão anterior. Disse ainda que fez um pedido a ele sobre uma necessária manutenção na entrada do bairro Vila Betânia, a qual foi atendida na nesta segunda-feira, com uma intervenção de logística que há muito não era vista, onde podiam ser encontradas 2 máquinas e 3 caminhões, sendo realizado ali um bom trabalho que beneficiará não apenas a população da Vila Betânia, mas todos os que utilizam o local, notadamente o distrito industrial.

A vereadora Jaqueline da Rádio lembrou aos colegas da passagem da Caravana da Saúde por Alpinópolis no mês de junho e falou sobre a participação dos parlamentares alpinopolenses em uma reunião realizada hoje na cidade de Varginha, visando traçar estratégias para o evento. Parabenizou o engajamento da CNBB e da OAB à iniciativa e falou sobre a coleta de assinaturas na cidade de Alpinópolis. Pediu apoio à vereadora Sandra do Nequinha, pois a mesma é funcionária efetiva da saúde municipal, na divulgação e coleta de assinaturas. Retomou o assunto dos requerimentos enviados ao prefeito e que não foram atendidos e disse que o novo, feito em 25/03, foi encaminhado, pois encontra dificuldades em analisar os números passados na prestação de contas realizada pelo Poder Executivo e que precisa de mais dados em mãos para uma análise mais acurada.

A vereadora Sandra do Nequinha disse que já está colaborando com campanha da Caravana da Saúde e apoiou o requerimento feito pela colega, relativo ao pedido de documentação de restos a pagar e notas de empenho.

O vereador Zé Acácio usou da palavra e pediu apoio para que as listas de coleta de assinaturas fossem encaminhadas aos PSFs para que as agentes pudessem auxiliar no trabalho. Lembrou ainda que Alpinópolis é que sediará o evento e que será necessário o apoio de todos nessa importante empreitada.

Douglas Tintas usou novamente da palavra e elogio o posicionamento do Dr. Julgacy, que falou sobre a importância da cafeicultura para o município alpinopolense, e acrescentou que na reunião que tiveram no dia de hoje, na cidade de Varginha, o tema foi também abordado e ressaltada a importância do café para a região, que é responsável por mais de 46% da produção brasileira. Disse que o café produzido no município precisa ter valor agregado e que não só a agricultura, mas também a produção de leite, precisam de apoio maciço do poder público.

O vereador Noé da Lódia tirou algumas dúvidas com os colegas sobre os procedimentos na coleta de assinaturas da Caravana da Saúde e disse que as listas já estão espalhadas por bastantes pontos em toda a cidade.

TRIBUNA POPULAR

Inscrito: Dr. Julgacy José Gonçalves – A situação da cafeicultura no município de Alpinópolis

Iniciou sua fala saudando aos membros da Casa e aos presentes, agradecendo e exaltando a presença da imprensa. Falou rapidamente sobre o trabalho do Judiciário na Comarca de Alpininópolis, dizendo que é muito bem feito e que a paralisação dos trabalhos tem correlação com reivindicações por melhorias no serviço. Abordou então o tema central de sua fala, referente ao café, dizendo que a agricultura pede socorro não apenas em nosso município, mas nacionalmente. Lembrou que Alpinópolis produz anualmente, aproximadamente, 200 mil sacas que geram uma grande movimentação financeira no município, e que a queda do preço do café causa um prejuízo de algo em torno de 3 milhões e 600 mil reais em ICMS para o município. Ressaltou que está instalada uma crise sem precedentes na cafeicultura, estando desta vez pior, pois os agricultores estão sem voz para reivindicar apoio. Fez esclarecimentos sobre a cadeia produtiva do café e pontuou que o governo federal oferece incentivos a vários segmentos econômicos, principalmente à indústria multinacional, mas que se nega a apoiar o produtor rural, principalmente o cafeicultor. Reclamou que sente falta de apoio à causa e que não viu autoridades municipais, nem estaduais e nem federais apresentando propostas para salvar a agricultura e que o setor está totalmente sem apoio. Pontuou que uma saca, que aos atravessadores rende cerca de 6 mil reais, ao produtor rende tão somente 300 reais. Encerrou dizendo que está na hora de se valorizar a agricultura em todo o país e que Alpinópolis precisa rever seus conceitos produtivos e inovar no sentido de estabelecer valor agregado ao produto produzido no município.

INDICAÇÕES

Jaqueline da Rádio

1 – Reiterou ao Executivo seus requerimentos solicitando melhorias em algumas estradas vicinais que estão em péssimo estado.

2 – Solicitou cópia da relação de restos a pagar em 31 de dezembro de 2013 juntamente com cópias dos empenhos e demais documentação anexada.

Douglas Tintas

1 – Reivindicou ao Executivo apoio financeiro aos jovens que participarão do da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro-RJ.

2 – Solicitou ao Executivo que providencie um PL visando implantar no município legislação que exige que a Lei da Ficha Limpa seja aplicada também aos cargos de confiança do Poder Executivo e do Poder Legislativo de Alpinópolis.

PROJETOS DE LEI

PL 003/2013 que dá utilidade publica à UVV, foi colocado em 2ª votação e aprovado por unanimidade.

PL 004/2013 que institui o PROREFIS, recebeu emenda votada e aprovada. Foi colocado em única votação e aprovado por unanimidade.

PL 007/2013 de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre revisão geral da remuneração dos servidores do Poder Legislativo.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.

 

4 Responses to Reunião da Câmara de Vereadores – 25/03/2013

  1. Paulo César disse:

    essa ideia do douglas de fazer uma lei da ficha limpa aqui pra alpinopolis foi muito boa pq aí evita de acontecer o que tá acontecendo na prefeitura e ter uns ficha-suja lá dando uma de prefeito

  2. MOISES disse:

    NOSSO VEREADOR DOUGLAS SEMPRE COM BOAS IDEIAS FICHA LIMPA EU ACHO QUE CAIRIA BEM AQUI EM NOSSA VENTANIA DE CARA NOVA ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,

  3. Fernando disse:

    EU AINDA TO QUERENDO SABER PQ É QUE O PREFEITO AINDA NÃO MANDOU OS DOCUMENTOS QUE A JAQUELINE PEDIU. CERTEZA QUE TEM MARACUTAIA E TÃO ESCONDENDO ALGUMA COISA, PQ TÁ CHEIO DE INCOPETENTE NAQUELA PREFEITURA

  4. MOISES disse:

    VENTANIA DE MASCARA NOVA