Reunião da Câmara de Vereadores – 22/04/2013

Após a realização da chamada nominal dos parlamentares, foi verificado quorum para realização da sessão e a presidência fez a abertura oficial.

A reunião deste dia 22 de abril de 2013 teve início às 18:30h e foi encerrada às 19:15h, contando com um público presente de 12 pessoas.

ATA

A secretária da Câmara Municipal de Alpinópolis fez a leitura da ata da sessão ordinária anterior, que foi colocada em votação e aprovada sem ressalvas.

DIVERSOS

-Ofício enviado ao Instituto Educacional Padre Ubirajara Cabral – IEPUC, em virtude da comemoração do aniversário da escola.

PRONUNCIAMENTOS

A vereadora Paulina do São Bento usou da palavra pra dizer que foi procurada por vários cidadãos do Mundo Novo pedindo sinalização adequada das ruas do bairro para proteger a população. Disse ainda que o prefeito já terminou de pagar os salários de dezembro dos funcionários e que também está pagando em dia as contas da prefeitura. Encerrou dizendo que prefeito e vice são muito competentes.

A vereadora Jaqueline da Rádio falou sobre as datas comemorativas de 19 e 21 de abril, dia do Índio e de Tiradentes, respectivamente. Discorreu ainda sobre o assunto de sua indicação, a sinalização adequada da avenida Governador Valadares, que nas mediações do cruzamento com a rua Belo Horizonte, oferece condições de transito complicadas, pois é estreita no local e existe grande dificuldade no tráfego de mão dupla, havendo que se tomar providências quanto ao assunto. Falou também sobre a sujeira nos terrenos baldios e que algo tem que ser feito pelo Executivo nesses tempos de ameaça de dengue. Disse que o perigo da epidemia que assola Minas Gerais é vertiginosa e que, aqui, temos que nos mobilizar e investir na prevenção, que custa muito menos e evita conseqüências trágicas.

Sandra do Nequinha aparteou a colega Jaqueline dizendo que é a favor de que se faça cumprir, de fato, a lei que determina a limpeza dos lotes. Disse que já havia falado com os vereadores sobre o assunto e que concorda em que há necessidade de um trabalho conjunto para combater o problema da dengue. Encerrou o aparte dizendo que a indicação seria apresentada hoje mas que, por motivos regimentais, não foi possível.

Zé Acácio voltou ao polêmico assunto dos salários atrasados de dezembro dizendo que agora que o prefeito terminou de pagar o parcelamento dos salários dos servidores efetivos poderia pagar os cargos comissionados e os eletivos (ex-prefeito e ex-vice) que não foram quitados.

Sandra do Nequinha endossou o que disse o colega Zé Acácio dizendo que o salário é um direito do trabalhador, seja ele efetivo ou comissionado. Falou ainda sobre o direito do servidor comissionado de receber o 13º salário, o que não vem acontecendo há anos e que é um direito do trabalhador.

Jaqueline da Rádio usou novamente da palavra para falar sobre a realização do 1º Seminário dos Trabalhadores na Extração e Transformação Mineral, promovido pelo Sintemar na última sexta-feira. Lamentou a pouca participação do público e criticou a ausência de representantes do prefeito e dos empresários. Parabenizou a participação de Sanderson Flávio, técnico em segurança, representando o DMS e os colegas Douglas Tintas e Zé Antônio da Copasa que juntamente a ela, estiveram presentes ao evento. Ressaltou que os dados passados durante o encontro foram de fundamental importância para o trabalhador e lembrando que foi elaborada uma carta de intenções que propiciará dar seqüência às ações. Falou ainda sobre a passagem da Caravana da Saúde por Alpinópolis, esclarecendo que foi contatada pelo gabinete do presidente da ALMG Diniz Pinheiro e avisada que a data de 18 de junho poderá ser alterada. Encerrou parabenizando o vice-prefeito por sua atuação, notadamente no atendimento das solicitações de arrumar pontes e estradas que estavam em estado precário.

TRIBUNA POPULAR

Inscrito: Francisco Zolnerkevic / Assunto: Relatório das atividades da EMATER em 2012

O inscrito não compareceu.

INDICAÇÕES

Paulina do São Bento:

-Sinalização de ruas no bairro Mundo Novo.

Jaqueline da Rádio:

-Providências na sinalização da avenida Governador Valadares

-Providência em relação à limpeza de terrenos baldios, visando o problema da dengue

MOÇÃO DE PESAR

O vereador Zé Acácio propôs moção à família pelo passamento do senhor Antônio Morais Leite, que foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO

O vereador Douglas Tintas propôs moção à professora Catarina Fátima dos Anjos Silva Vilela pelo trabalho desenvolvido com os alunos da zona rural voltado para o meio-ambiente.

Leave a Reply