Reunião da Câmara de Vereadores – 13/04/2015

legislativo em foco

Após a chamada nominal, o secretário da Mesa Diretora constatou a presença de seis vereadores e o presidente, por haver quorum, abriu oficialmente a sessão às 18h:35min. Foram constatadas e justificadas a falta dos vereadores José Acácio, Jaqueline Rocha e Sandra do Nequinha.

A ata da reunião anterior foi lida, colocada em discussão e aprovada sem ressalvas.PRONUNCIAMENTOS

A vereadora Paulina disse que esteve no posto de saúde do bairro Santa Efigênia e lá acompanhou os trabalhos por todo um dia. Elogiou a equipe que, segundo ela, trabalha unida e muito feliz, depois ressaltou que o melhor remédio que existe é a união e alegria.

O vereador Adriano falou das obras nas escolas do município, dizendo que estão bem adiantadas e parabenizou a administração pelo trabalho que vem realizando.

Luiz Paiva falou sobre a reunião do CONSEP, criticando por não haver comparecido mais que quatro pessoas. Falou também das obras nas escolas municipais, sendo da Prata e da Vila Betania, dizendo que estão bem adiantadas. Também falou sobre a recuperação das ruas do bairro Cidade Jardim e chamou a atenção para as rampas de acessibilidade construídas em algumas partes da cidade, sendo que estariam inadequadas em vários bairros. Disse também que percorreu algumas estradas rurais pelo município que precisam de mais atenção. Falou que criticar as coisas sem embasamento é muito fácil, que falar dos problemas sem ser gestor é muito fácil. Disse que ele e outros colegas vereadores vão fazer um acompanhamento das obras no município para estarem bem inteirados de tudo que vem acontecendo. Disse novamente que é importante saber primeiro das coisas para fazer críticas, sempre lembrando que o respeito é fundamental. Disse que esteve em São Sebastião do Paraíso e lá assistiu a uma reunião da Câmara oportunidade em que pôde averiguar ação o Parlamento Jovem, projeto que proporciona uma boa formação de cidadãos, principalmente adolescentes e crianças. Outra vez falou que é importante criticar com embasamento e que é preciso ter humildade e aprender com quem está ocupando os cargos políticos na atualidade e, sobretudo, respeitar as autoridades constituídas.

O vereador Noé também falou das obras nas escolas e elogiou o bom andamento dos trabalhos. Disse que, a pedido do prefeito, fez um trabalho de visita a prefeituras da região visando o recolhimento de manifestações de apoio dos mandatários, para que se pudesse enviar um pedido de celeridade ao processo de conclusão das obras da BR 265. Repetindo o discurso da última sessão, disse que nessas visitas pôde realmente constatar que a situação para os prefeitos não é boa, principalmente neste ano de 2015, pois a crise é muito forte o que afetará diretamente os investimentos nos municípios.

Adriano aparteou Noé elogiando sua atitude e lembrou que o colega já havia feito algo semelhante, isso no ano de 2014, quando tomou iniciativa para a conclusão da estrada que liga Passos a Bom Jesus da Penha, o que já teria dado resultado, pois as obras começaram.

O presidente Douglas parabenizou o padre Riva pelo aniversário que acontecerá essa semana e também elogiou o evento católico das Santas Missões. Também fez uma indicação para calçamento da Rua Assad Agege.

O presidente determinou que fosse feita a leitura do parecer da comissão pertinente sobre o PLC 005/2015 (que cria funções gratificadas para funcionários da prefeitura), o qual foi favorável e apresentou sua aptidão para ser votado. O projeto foi colocado em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade.

O presidente determinou que fosse feita a leitura do parecer da comissão pertinente sobre o PL 004/2015 (que institui o órgão de Imprensa Municipal), o qual foi favorável e apresentou sua aptidão para ser votado. O projeto foi colocado em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade.

O presidente colocou a urgência do PL 013/2015 (que reconhece a utilidade pública da AACER – Associação Artística Cultural e Esportiva Regional), que foi aprovada. Douglas permitiu que Grasiela Germano, diretora da associação, que encontrava-se presente na platéia, fizesse uso da palavra para falar da importância e urgência da aprovação desse projeto. Ela então explanou dizendo que havia necessidade do reconhecimento da utilidade pública da AACER, pois alguns projetos de captação de recurso precisariam dar entrada com urgência.

Logo após consultou o plenário sobre a possibilidade de colocar, ainda naquela reunião, o projeto em votação, recebendo consentimento dos demais vereadores. Suspendeu a sessão por cinco minutos para que fosse elaborado parecer da comissão pertinente sobre esse projeto.

Retomada a reunião, Douglas passou a direção dos trabalhos para o vereador Adriano, vice-presidente naquela reunião, para colocar em votação esse projeto, pelo motivo de ser o mesmo de sua autoria.

Adriano determinou que fosse feita a leitura do parecer da comissão pertinente sobre o PL 013/2015, o qual foi favorável e apresentou sua aptidão para ser votado. O projeto foi colocado em discussão e votação, sendo aprovado por unanimidade.

Douglas retomou a direção dos trabalhos e colocou em discussão e votação as moções de pesares aos familiares de Jaqueline Ribeiro Freire Lourenço, José Germano Neto, João José Ribeiro, Lázaro de Souza Lemos e Maria Aparecida Pimenta. Todas foram aprovadas por unanimidade.

O presidente definiu a pauta para a próxima reunião e, declarando nada mais haver a tratar, encerrou a sessão às 19h:40min.

 

Leave a Reply