Reunião da Câmara de Vereadores – 11/03/2013

Após a realização da chamada nominal dos parlamentares, foi verificado quorum para realização da sessão e a presidência fez a abertura oficial convidando a todos os presentes para, de pé, entoar o Hino de Alpinópolis.

A reunião deste dia 11 de março de 2013 teve início às 18:30h e foi encerrada às 19:35h, contando com um público presente de 21 pessoas.

ATAS

A secretária da Câmara Municipal de Alpinópolis fez a leitura da ata da 7ª sessão ordinária, que foi colocada em votação e aprovada. Logo foi iniciada a leitura da ata da 5ª sessão extraordinária (Prestação de Contas do Executivo), que também foi aprovada sem ressalvas. Por fim, houve a leitura e aprovação da ata da 8ª sessão ordinária em cuja reunião, por falta de quorum, foi declarada a impossibilidade de realização pela presidência e encerrada em seguida.

PARTICIPAÇÕES

Membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR, estiveram presentes na reunião e usaram da palavra para solicitar ao Pode Legislativo que indique 2 membros da Casa para o mandato que iniciará neste ano de 2013. O presidente do CMDR Senhor Onofre Alves Vilela, assim como o secretário Francisco Zolnerkevic, discorreram sobre a importância e a composição do conselho.

PRONUNCIAMENTOS

O vereador Zé Acácio usou da palavra para se pronunciar em nome do bloco de oposição, dizendo que os componentes não estiveram presentes na última reunião pois haviam agendado previamente para o dia 04/03/2013 uma reunião no gabinete do deputado estadual Antônio Carlos Arantes e que nos dois dias subseqüentes (05 de 06) participaram do Congresso Mineiro de Vereadores promovido pela AMM (Associação Mineira de Municípios). Esclareceu que a reunião na ALMG serviu para os vereadores alpinopolenses apresentarem demandas ao deputado, como a obra no trevo de acesso à cidade de Alpinópolis, a reforma da praça José Julio Mariano (praça do baiano), construção da praça do Santos Reis e reforma da cadeia pública da cidade, essa última, segundo o parlamentar, desde o ano passado está pendente pois o projeto foi enviado com falhas por 2 vezes à SUAPI. Relatou ainda sobre uma reunião realizada com o presidente da ALMG, deputado Diniz Pinheiro.

O vereador Adriano Ploc complementou as palavras do colega Zé Acácio, falando da importância do evento do qual os parlamentares alpinopolenses participaram. Ressaltou que houve, inclusive, a participação do governador Antônio Anastasia e comentou sobre a satisfação em conhecer as dependências da Cidade Administrativa. Disse que os vereadores de situação participaram de uma reunião com o secretário da SEDESE Cássio Soares, o qual alertou que este é um ótimo ano para que os municípios possam captar recursos relativos a projetos voltados para a juventude. Encerrou dizendo que o congresso foi muito proveitoso e destacou as informações fornecidas sobre a injusta distribuição de recursos entre os entes federados (União, Estado e Municípios).

O vereador Douglas Tintas usou da palavra para homenagear as mulheres pelo seu dia, ocorrido em 08 de março. Parabenizou às vereadoras presentes e estendeu as saudações a todas mulheres de Alpinópolis, do Brasil e do mundo. Fez uma explanação sobre a história do Dia Internacional da Mulher e encerrou uma mensagem a todas as mulheres.

A vereadora Jaqueline da Rádio também comentou sobre o congresso na capital, reforçando que foi muito proveitoso para todos. Disse que os presentes no evento foram brindados com ótimas palestras como, por exemplo, a importância do planejamento na gestão pública. Falou também sobre a injustiça do pacto federativo brasileiro que concentra absurdamente os recursos na União enquanto o Município é obrigado a se manter com migalhas, mesmo tendo uma quantidade grande de obrigações. Disse que o governo federal faz muita propaganda sobre ações como a redução do IPI, por exemplo, que acabam prejudicando realmente o elo mais fraco que é o Município. Falou ainda sobre informações que foram passadas de que mais de 600 dos 853 municípios mineiros estão endividados e que os vereadores tem a obrigação de fiscalizar o Poder Executivo para que isso não continue acontecendo. Citou ainda a reunião que tiveram com o presidente da ALMG Diniz Pinheiro, onde foi acordada uma visita da chamada “Caravana da Saúde” para que sejam esclarecidas à população as tramitações sobre a saúde, dentro da ALMG e do Congresso Nacional e promover a mobilização para reivindicar um percentual nacional de investimento no setor. Encerrou dizendo sobre as solicitações enviadas à ALMG em relação às associações rurais do município, reivindicando equipamento, pontes de mata-burros.

INDICAÇÕES

Douglas Tintas reivindicou medidas para recuperação da pista de skate do poliesportivo e construção de outras em diversos bairros da cidade.

Jaqueline da Rádio solicitou que o Executivo fosse oficiado sobre o não cumprimento dos requerimentos enviados pelo Legislativo. Pediu também melhoramentos na via vicinal do Sapé, onde existe a necessidade de manutenção da estrada e a reforma de pontes. Exigiu também providências em relação à qualidade da água de escola rural, onde a água oferecida é barrenta e imprópria para consumo humano.

PROJETOS DE LEI

PL 004/2013, oriundo do Executivo, que institui o PROREFIS.

PL 007/2013 de autoria do vereador José Acácio.

MOÇÃO DE PESAR

Os vereadores Douglas Tintas, Zé Acácio e Jaqueline da Rádio propuseram moção à família pelo passamento do jovem Edson Bueno de Paula, que foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.

Os vereadores Douglas Tintas, Zé Acácio e Jaqueline da Rádio propuseram moção à família pelo passamento do senhor Pedro Alcântara da Silva, que foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.

A vereadora Jaqueline da Rádio propôs moção à família pelo passamento da senhora Maria Aparecida da Silva, que foi colocada em votação e aprovada por unanimidade.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.

 

2 Responses to Reunião da Câmara de Vereadores – 11/03/2013

  1. Roseany disse:

    essa reunião foi bem semgracinha, né? rsrsrsr
    bão é quando pega fogo… 😀 😀

  2. MOISES disse:

    O FOGO SÓ VAI PEGAR A HORA QUE O PREFEITO PARAR DE FALAR E COMEÇAR A FAZER POR NOSSA CIDADE,ELE FICA BLA ,BLA,BLA, E SÓ O POVO BATATEIRO ESQUECE O EDINHO,, FICA USANDO O EX COMO ESCUDO LEMBRA POVO DE ALPINOPOLIS O MUNICIPIO TAVA DEVENDO DESDE 2004 QUANDO O SENHOR JOSE VC D SILVA DEU PARA O EDINHO UM PRESENTE DE ANO NOVO (ELE GANHOU UMA PREFEITURA QUEBRADA) E NUNCA VI O EDINHO FALAR QUE A CRISE ERA POR CONTA DO EX, ESSA ENORME CONTA E HERANÇA NADA MAIS JUSTO QUE SEJA ENTREGUE AO HERDEIRO E BOA TARDE HÁ E SE EU OFENDI ALGUEM DISCURPA VIU