Reunião da Câmara de Vereadores – 08/06/2015

 

legislativo em focoApós a chamada nominal, o secretário da Mesa Diretora constatou a presença de oito vereadores e o presidente, por haver quorum, abriu oficialmente a sessão às 18h:30min. A ausência da vereadora Sandra foi justificada por problemas de saúde.

Logo após, a ata da reunião anterior foi lida, colocada em discussão e aprovada.

INDICAÇÕES

Jaqueline:

– Solicitou ao Executivo que promova a manutenção das estradas rurais começando pelo trecho da Casca D’Anta, passando pela Mutuca indo até a divisa com Carmo do Rio Claro.

– Pediu providencias para o problema da rede esgoto da Rua Alferes José Justiniano dos Reis, na Vila Betânia, que há tempos está com problemas.

PRONUNCIAMENTOS

A vereadora Paulina elogiou a administração e falou sobre o acidente com o caminhão da prefeitura, fato muito comentado na cidade nos últimos dias, em virtude de haver sido veiculado pela imprensa local e regional. Disse que não aconteceu nada demais e que muitas coisas que foram faladas não são verdadeiras.

O vereador Noé criticou a imprensa, dizendo que as informações publicadas sobre o acidente com o caminhão da prefeitura não condizem com a verdade. Levou documentos para mostrar que todos os procedimentos foram devidamente tomados pelo Executivo e esclareceu que o veículo em questão está recebendo reparos na oficina e que estará de volta ao pátio da prefeitura no dia 17 de junho.

Luiz Paiva falou sobre o evento Bola e Vila, acontecido no último final de semana no Clube Pedra Branca e também sobre a entrega dos prêmios da campanha da Santa Casa de Alpinópolis, ocorrida no domingo à noite na Praça Matriz. Também falou sobre a repercussão que teve na imprensa o acidente com o caminhão da prefeitura e disse que se deve tomar muito cuidado com esse tipo de informações, pois elas podem prejudicar. Sugeriu ao colega Noé que envie os documentos ao jornal que publicou o caso. Falou também sobre as críticas que os políticos sofrem via internet, citando com destaque a presidente Dilma, e que muitas vezes são injustas.

O vereador Adriano também fez críticas à imprensa, dizendo que as informações que são publicadas precisam ser verdadeiras e que a repercussão de notícias como essa do acidente do caminhão da prefeitura, podem acabar prejudicando a administração. Falou sobre o evento esportivo de atletismo realizado no campo do CEA e sobre o Bola e Viola.

O presidente Douglas tachou a imprensa de sensacionalista e disse que, em relação ao acidente com o caminhão da prefeitura, tudo ocorreu de forma normal, sendo que o prefeito, o vice e o representante da seguradora estiveram no local e tomaram as devidas providências. Falou que depois de oito anos Alpinópolis voltará a ter expedição de Carteiras de Identidade e que esse serviço será prestado na Câmara Municipal. Em seguida, atendendo à legislação, fez a prestação de contas do Poder Legislativo.

Foi colocado em segunda discussão o PLC 007/2015 (Prorefis), sendo aprovado por unanimidade.

O presidente fez a leitura da pauta para a próxima reunião, quando serão votados os projetos do Procon Municipal e a Lei de Diretrizes Orçamentárias 2016.

A vereadora Jaqueline falou que foi comunicada pela promotora Dra. Larissa Prado, que serão investigadas as denuncias sobre possíveis irregularidades na contratação de empresas por parte da Prefeitura de Alpinópolis, inclusive, já tendo sido instaurado inquérito para promover as investigações. Também falou sobre o tombamento do caminhão da prefeitura e afirmou ter sido ela quem levantou o assunto na Casa o que, posteriormente, tomou grande repercussão na cidade. Disse que apenas questionou o fato acontecido e não acusou ninguém de nada, sendo que levou para plenário dúvidas de cidadãos sobre o acidente e pediu esclarecimentos ao líder do governo da Câmara, o vereador Noé. Criticou a falta de transparência da prefeitura e declarou que, melhor seria, se não houvesse omissão por parte do poder público. Defendeu que a administração municipal tem que levar os fatos ao povo, o que nem sempre acontece. Fez críticas a outros problemas da atual gestão, dando destaque ao caso da poluição da Gruta, que prejudica inclusive o setor turístico da cidade. Agradeceu as informações e documentos trazidos pelo colega Noé ao plenário.

O vereador Adriano falou sobre a equipe que participou da Copa Danone e lembrou da proposta de Moção de Aplausos, sugerida pelo colega José Acácio, ao departamento de esportes da prefeitura, dizendo que era algo importante de ser feito pela Casa. Elogiou o trabalho do professor Sérgio Pereira no setor esportivo municipal.

O presidente declarou nada mais haver a tratar e encerrou a sessão às 19h:25min.

Leave a Reply