Reunião da Câmara de Vereadores – 04/05/2015

legislativo em foco

Após a chamada nominal, o secretário da Mesa Diretora constatou a presença de oito vereadores e o presidente, por haver quorum, abriu oficialmente a sessão às 18h:30min. Momentos depois de iniciada a reunião, chegou ao plenário o vereador Luiz Paiva, para o qual foi registrada presença.

A ata da sessão anterior foi lida, colocada em discussão e aprovada. Solicitaram retificação o presidente Douglas, a vereadora Jaqueline e o vereador Luiz Paiva.

A secretaria do Legislativo fez a leitura do expediente, sendo:

Indicações:

– Jaqueline solicitou ao prefeito atenção na manutenção de estradas rurais.

– Adriano Ploc solicitou ao prefeito que providencie a troca do corrimão do PSF por uma grade ou barra.

PRONUNCIAMENTOS

A vereadora Jaqueline falou sobre o Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, e fez uma homenagem a todos os trabalhadores, em especial aos produtores rurais. Disse que a agricultura é muito importante para a economia, seja municipal, estadual ou nacional e que, por isso, os governantes deveriam dar mais atenção ao setor. Falou sobre as falhas nos investimentos previstos no orçamento municipal à atividade e também sobre o peso que representa a cafeicultura para o estado de Minas Gerais. Comunicou que entrará com um projeto na Casa para que o café seja inserido na merenda das escolas municipais e espera que isso possa beneficiar o pequeno produtor alpinopolense. Disse que compreende bem as dificuldades que os produtores enfrentam, pois ela mesma é uma pequena produtora, sendo filha e neta de lavradores, e que o apoio ao setor é fundamental, por isso é importante que o prefeito dê mais atenção ao setor.

Paulina elogiou o evento esportivo ocorrido no dia 1º de maio e também a entrega dos equipamentos agrícolas a algumas associações rurais do município. Disse que agricultores nunca tiveram isso em Alpinópolis e deu os parabéns ao prefeito.

Noé também falou do evento do dia 1º de maio e da entrega dos implementos às associações. Parabenizou o campeão e todos os participantes dos torneios, inclusive a equipe feminina municipal, e disse que o esporte é muito importante para a comunidade, inclusive para auxiliar no combate à criminalidade. Lembrou que o dia 1º de maio já ficou marcado no mandato do prefeito, pois sempre tem algo de positivo todos os anos.

Adriano falou também sobre o evento do 1º maio e sobre a entrega dos equipamentos. Agradeceu a presença de vários políticos com destaque para o deputado Cassio Soares. Parabenizou todas as equipes participantes, destacando o time feminino de futsal que vem melhorando a cada dia e ressaltou que é importante investir no esporte. Relatou que estiveram presentes, ele e o colega Luiz Paiva, na audiência pública do Café, realizada em Nova Resende e falou da importância da valorização da cafeicultura.

José Antônio parabenizou Paulinho da Telles, diretor do Departamento de Esportes, pelo evento de 1º de maio e falou sobre os jogos. Destacou a presença do prefeito, deputados e demais políticos e também falou sobre a entrega dos implementos.

Luiz Paiva falou da importância do 1º de maio e também sobre a entrega dos equipamentos às associações rurais. Fez apontamentos sobre as estradas rurais do município, dizendo que são muitas e que há boa vontade dos dirigentes dos setores responsáveis da prefeitura em mantê-las em bom estado, porém o problema não é simples de ser solucionado. Lembrou da campanha do hospital local que está sendo realizada e teceu comentários sobre o problema da educação nacional, dando destaque para os acontecimentos com os professores no Paraná.

Douglas falou sobre o projeto de reciclagem gerenciado pelo CRAS de Alpinópolis e disse que viu uma matéria televisiva sendo veiculada em Uberlândia sobre o assunto, sendo que essa matéria teria sido exibida também para toda a nação, o que leva a crer que a cidade é referência nesse tipo de ação. Elogiou o evento de 1º de maio e a entrega dos implementos. Explanou sobre a importância da Caixa Federal para o país e disse que a agência Alpinópolis é uma das que mais cresce na região e que, por isso, proporá uma moção de aplausos. Falou sobre as diárias dos vereadores, dizendo que o assunto tomou grande repercussão entre a população, e fez referência às declarações da colega Sandra, que na reunião passada teria dito que os gastos desses primeiros meses de seu mandato já seriam quase o dobro dos efetuados nos dois anos anteriores, o que não seria verdade.

Sandra disse ao presidente que sua fala foi errada e os números podem estar equivocados, mas que os gastos com diárias nesses primeiros meses de 2015 realmente são muito altos.

Douglas novamente ressaltou que houve erro por parte dos números declarados por Sandra e alertou que é preciso ter mais cuidado com o que se fala, pois a repercussão acaba sendo negativa. Voltou a elogiar o evento de 1º de maio e disse que essas coisas tem que ser bastante comemoradas mesmo, inclusive com fogos de artifício.

O presidente colocou em votação o PL 006/2015 (cria função gratificada para cargos da vigilância em saúde), o qual recebeu parecer favorável da comissão pertinente que o considerou apto para ser discutido e votado. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Foi colocado em votação o PL 012/2015 (estabelece o Fundo Municipal de Esportes), o qual teve parecer favorável da comissão pertinente que o considerou apto para tramitação.

Durante a discussão Adriano falou da importância da implantação desse fundo. Disse que o conselho funciona bem e que o fundo vem para complementar as ações neste setor que poderá trazer muitos benefícios para o esporte local.

Luiz Paiva falou da importância do estabelecimento do fundo e ressaltou a necessidade de fomentar a criação de associações voltadas para o esporte no município, inclusive para atletas com algum tipo de deficiência.

O projeto entrou em votação e foi aprovado por unanimidade.

O presidente Douglas usou da palavra e definiu a pauta para a próxima reunião.

José Acácio falou sobre o Dia do Trabalho e parabenizou todos os trabalhadores. Também deu os parabéns aos torcedores do Atlético-MG pelo título do campeonato mineiro de 2015. Disse que ficou indignado pelo fato da presidente da república não haver feito o tradicional pronunciamento em rede nacional pela ocasião do dia 1º de maio. Relatou que, em companhia da colega Sandra, fez algumas visitas ao comércio da cidade e que pôde constatar que a situação é muito complicada em Alpinópolis, sendo que muitos empresários estão sendo obrigados a demitir em virtude da forte crise e que isso logo refletirá negativamente na economia municipal. Criticou o governo do PT dizendo que é uma vergonha o que estão fazendo com o Brasil. Parabenizou a todos os contabilistas da cidade pelo Dia do Contador, comemorado no dia 25 de abril.

Luiz Paiva discordou de alguns pontos do discurso do colega José Acácio, no que diz respeito ao governo federal, dizendo que talvez o problema não esteja somente nos governantes, mas também em alguns cidadãos que agem de má fé, como por exemplo, usando indevidamente recursos de crédito rural para fins indevidos, pessoas que recebem o Bolsa Família sem realmente precisar do benefício, proprietários rurais com condições financeiras e que construíram casas através de programas de fomento do governo federal, etc. Falou da deficiência da educação no município, no estado e no Brasil e ressaltou que é fundamental investir mais nesse setor importante.

Douglas concordou com as palavras do colega Luiz Paiva sobre o problema da educação e disse que é preciso buscar modelos de estruturas educacionais que realmente funcionem e citou educadores e políticos que se destacaram no setor como Leonel Brizola, Miguel Arrais, Paulo Freire e Darcy Ribeiro.

Adriano disse que não há como negar que a crise existe, mas que o município entrará em um período de melhora econômica devido à chegada da safra. Na esfera nacional falou que o governo tem tomado medidas importantes e que existem pontos positivos, como a moeda forte, por exemplo, e ressaltou que em tempos de crise há muitas pessoas que fazem a diferença e se sobressaem.

O presidente Douglas declarando nada mais haver a tratar, encerrou a sessão às 19:50h.

Leave a Reply