Rendimento escolar é considerado satisfatório em Alpinópolis

O Inep (Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou as estatísticas relativas às taxas de rendimento de instituições de ensino de todo o Brasil, calculadas de acordo com números do Censo Escolar 2018. Os números, que incluem o Ensino Fundamental (de 1º ao 9º ano) e o Ensino Médio, mostram que Alpinópolis apresenta um bom desempenho de suas escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas. Foram analisados os quesitos aprovação, reprovação e abandono escolar.

A aprovação geral, incluindo todas as escolas do município, chegou a 96,3% no Ensino Fundamental e 89% no Ensino Médio. Já o abandono escolar foi baixo e as escolas registraram 0,9% de evasão no Ensino Fundamental e 1,5% no Ensino Médio.

Os melhores desempenhos ficaram por conta das duas escolas particulares de Alpinópolis, que alcançaram 99,2% de aprovação nas séries inicias e finais do Ensino Fundamental e 100% no Ensino Médio. Em ambas, na questão do abandono escolar, foi registrado um índice de apenas 0,2% no Ensino Fundamental e 0% no Ensino Médio.

As taxas de rendimento foram informadas por todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Alpinópolis durante a segunda etapa do Censo Escolar. Tais números revelam a situação dos alunos ao final do ano letivo de 2018: se foram aprovados ou reprovados (segundo os requisitos de avaliação de desempenho estabelecidos pela própria escola), ou se deixaram de frequentar as aulas ao longo do ano.

Essas taxas de rendimento são fundamentais para a verificação e o acompanhamento por parte dos profissionais das redes de ensino. Além disso, são indicadores utilizados no cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador de desempenho educacional divulgado a cada dois anos pelo Inep que combina as taxas de rendimento do Censo Escolar com o desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Leave a Reply