Reinado leva mais de 5 mil por dia às ruas de Alpinópolis em 2018

Foto: Via Alpinópolis

Mais de cinco mil pessoas prestigiaram diariamente, em 2018, a tradicional Festa do Reinado de Alpinópolis. Durante os quatro dias de evento as praças da cidade receberam milhares de visitantes que se apinharam para acompanhar os sete ternos de Congo e dois de Moçambique se apresentando nesta 190ª edição da festividade.

Alguns dos participantes já saem em cortejo ainda na noite do dia 24 de dezembro, após a Missa do Galo, celebrada sempre na Matriz de São Sebastião. No dia 25 os ternos circulam pelas ruas visitando as igrejas e é o dia em que acontece a Cavalhada, envolvendo diversos cavaleiros e amazonas da cidade e região. Dia 26 a festa é de Nossa Senhora do Rosário, realizada na Praça Doutor José de Carvalho Faria, no bairro Rosário. Dia 27 é a vez de Santa Efigênia, cuja festividade ocorre na igreja e bairro que levam o nome da santa. O encerramento acontece dia 28, na Praça São Benedito, data em que geralmente registra-se a maior concentração de público e participantes. Neste dia também acontecem as homenagens e agradecimento aos envolvidos nesta que é a maior manifestação cultural-religiosa do município.

O coordenador geral do evento, José Acácio Vilela, fez um balanço positivo do Reinado e explicou que, apesar da crise, a festa foi uma das melhores dos últimos anos. “Em 2018 aconteceu uma festa grandiosa, com muitos visitantes, porém tranquila e organizada. Sabendo da crise que assola o país, procuramos fazer mais com menos e, graças a Deus, conseguimos. No financiamento, a Prefeitura Municipal fez uma subvenção de R$ 40 mil e a Irmandade Nossa Senhora do Rosário entrou com outros R$ 20 mil. Mesmo sendo um valor inferior ao investido em anos anteriores, deu tudo certo e foi possível realizar uma festa maravilhosa” pontuou o governador, cargo máximo da irmandade.

Zé Acácio ainda lamentou a ausência de um dos baluartes da Festa do Reinado, a senhora Maria Borges, governadora dos reis e rainhas da festa e guardiã da bandeira do Terno Branco de Moçambique. Com sérios problemas de saúde, ela não pôde participar dos festejos e chegou a ser internada no dia 28, oportunidade em que o ‘Moçambique do Tino’, como é conhecida a fita branca, não saiu para a apresentação. “Dona Maria Borges é, atualmente, uma das principais figuras da Festa do Reinado. Soa estranho não vê-la nos festejos depois tantos anos acostumados com sua atuação intensa. Sem dúvidas a festa perdeu parte do brilho com sua ausência”, comentou com pesar o governador.

Na cerimônia de encerramento diversas autoridades municipais marcaram presença no palco da festa, assim como o deputado Emidinho Madeira (PSB). A coordenação da irmandade entregou troféus a cada capitão de terno de Congo e Moçambique e outros participantes de destaque. Também foram agraciados patrocinadores, componentes do poder público e representantes da imprensa. O jornal Folha da Manhã, assim como sites de notícias locais e a rádio comunitária FM Ventania, foram homenageados na pessoa de Daniel de Paula, figura marcante da comunicação em Alpinópolis.

Daniel de Paula recebe troféu das mãos do prefeito Zé da Loja e do meirinho Taé Carioca

Leave a Reply