Reajuste salarial dos servidores municipais será de 7,5% em Alpinópolis

O presidente do SEMPRE, Benedito Oliveira
O presidente do SEMPRE, Benedito Oliveira

A Câmara de Alpinópolis aprovou, nesta segunda-feira (27), o projeto de lei que dispõe sobre o reajuste salarial anual dos funcionários da Prefeitura Municipal. Depois de amargar com um percentual inferior ao INPC em 2016, o servidor alpinopolense poderá contar, este ano, com um aumento real de 2,81%. Os vencimentos serão reajustados em um total de 7,5% o que acabou agradando, inclusive, o Sindicato dos Empregados da Prefeitura (SEMPRE) que, inicialmente, havia reivindicado 20%.

O percentual referente à reposição das perdas salariais dos últimos 12 meses, com base no INPC, corresponde a 4,69% que, somado ao aumento real de 2,81%, resultou nos 7,5%. Ficaram excluídos deste reajuste os professores da rede municipal, regentes de turma e regentes de aula, cujo reajuste já havia sido concedido no mês de janeiro. Os cargos de confiança do Executivo tiveram os subsídios reajustados somente pelo INPC, não sendo contemplados com o aumento real. Agora, os projetos seguem para sanção do prefeito José Gabriel dos Santos Filho, o Zé da Loja (PSD).

Na mesma reunião foi aprovado também um projeto, de autoria do Poder Legislativo, que determinou 10% de reajuste nos vencimentos dos servidores efetivos da Câmara Municipal, sendo os 4,69% referentes ao INPC e 5,31% de aumento real. A exemplo do Executivo, os cargos comissionados do Legislativo tiveram seus subsídios reajustados apenas pelo INPC, ou seja, em 4,69%.

Em 2016, além de não haver aumento real, nem a reposição da inflação foi concedida aos servidores municipais alpinopolenses. Neste ano o INPC chegou a um percentual de 11,08% e o ex-prefeito Júlio Cesar Bueno da Silva, o Júlio Batatinha (PTB), alegando limitações impostas pelo período eleitoral, concedeu apenas 4,59%. Na oportunidade a medida provocou muito descontentamento entre os funcionários que, inclusive, fizeram manifestações e ameaçaram entrar em greve.

O SINDICATO

A pauta de reivindicações do SEMPRE, enviada ao prefeito Zé da Loja, exigia um reajuste de 20% para os trabalhadores, além de outros benefícios para a categoria, como a volta do seguro de vida, por exemplo. No entanto, mesmo a proposta dos 7,5% tendo ficado bem abaixo do reivindicado, o presidente Benedito Oliveira avaliou de forma positiva o percentual. Segundo o sindicalista esse reajuste aprovado, apesar de não ser o ideal, pelo menos não traz as perdas da inflação para o trabalhador e ainda agrega um pequeno aumento real de 2,81%.

De acordo com o presidente, a entidade fez sua parte convocando os diversos departamentos da administração para a preparação de um documento contendo as reivindicações, porém o comparecimento foi acanhado. Também esclareceu que a pauta encontra-se na sede do SEMPRE para conferência de qualquer servidor que queria conferi-la. “Quero deixar bem claro que nós do sindicato cumprimos nosso papel e convidamos todos os setores para a elaboração da pauta de reivindicações, porem foram poucos os que compareceram. Assim mesmo elaboramos um documento baseado nas pautas anteriores, acrescido de alguns pedidos dos servidores que cobram do sindicato melhorias de salários, entre outros benefícios. Lembramos que essa pauta foi protocolada no gabinete do prefeito e está disponível para consulta na sede do sindicato. Quanto ao reajuste de 7,5% concedido este ano, entendemos que o trabalhador merece mais, porém, como não foi possível o atendimento ao pedido de 20%, consideramos o percentual razoável, já que não tira o poder de compra do salário do trabalhador, corroído pela inflação, e ainda traz um aumento real de 2,81%. Ainda é pouco, sabemos disso, mas já é alguma coisa. Continuaremos lutando para que o servidor seja cada vez mais valorizado e receba um salário justo. Esse é nosso objetivo central”, pontuou o sindicalista.

Leave a Reply