Projeto prevê a revitalização da bacia do Ribeirão Conquista em Alpinópolis

O projeto Café Produtor de Água, projeto-piloto do Conselho Nacional do Café (CNC) para revitalização de mananciais desenvolvido em Alpinópolis, iniciou a etapa de capacitação de técnicos e trabalhadores para manutenção e conservação de estradas vicinais e de terraceamento.

Segundo informações da Prefeitura de Alpinópolis, nas últimas semanas, os servidores tiveram aulas teóricas e práticas, na região do Morro da Preguiça, sobre novas técnicas de conservação de solo e de manutenção das vicinais.

O projeto foi lançado em dezembro do ano passado e começou, em fevereiro deste ano, as visitas técnicas a produtores de café na zona rural de Alpinópolis. O piloto é desenvolvido em parceria com a prefeitura do município e a Cooperativa de Produtores Regional de Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) e tem apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o The Nature Conservancy (TNC), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG).

Segundo informações do CNC, o projeto-piloto está sendo desenvolvido na bacia do Ribeirão Conquista em propriedades de produtores cooperados da Cooxupé, mas o objetivo é expandir para todas as cooperativas associadas ao órgão.

O prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, afirmou em vídeo divulgado pela administração neste sábado que, além dos trabalhadores do município, também foram convidados servidores da Prefeitura de Passos para a capacitação sobre novas técnicas de conservação de solo no Morro da Preguiça. “O aprendizado será aplicado em toda extensão rural do município, melhorando a qualidade das nossas estradas vicinais e ajudando o meio ambiente na produção de água, valorizando nosso Ribeirão Conquista”, informa a prefeitura.

Segundo a engenheira agrônoma assessora técnica do CNC e coordenadora do projeto, Natália Carr, a manutenção das vias é fundamental para evitar assoreamento e contaminação da água. “Nessa semana, a gente tá fazendo essa capacitação dos operadores e do pessoal da prefeitura, e dos técnicos também, para que a gente possa conservar as estradas e para que eles possam ter conhecimento suficiente para fazer a manutenção. Isso é fundamental, senão essa água que corre aqui vai assorear os rios, vai levar não só terra, mas produtos que a gente aplica”, disse.

De acordo com artigo publicado pelo presidente do CNC, Silas Brasileiro, no site do conselho, o desenvolvimento dessa etapa do projeto é um momento histórico para a cafeicultura do país. “O Conselho Nacional do Café (CNC) iniciou na última quarta-feira, 24 de agosto, uma capacitação de técnicos para a execução do Programa Café Produtor de Água. O CNC, preocupado em apoiar a qualificação e capacitação dos responsáveis pela produção cafeeira brasileira, firmou uma parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), para oferecer um treinamento à equipe técnica das cooperativas e associações que compõe a entidade. Aproveitamos para agradecer a Presidente da ANA, Dra. Verônica Sanches, pela oferta desse curso que proporcionará uma capacitação fundamental para os envolvidos no projeto”, afirma o presidente do CNC.

“Além dos cuidados com o meio ambiente com a preservação das matas ciliares, o programa visa proporcionar a recuperação de estradas vicinais, fundamental para escoamento da produção e melhoria da qualidade de vida da população rural. Como consequência, evitará o assoreamento de rios e lagos, promoverá proteção de nascentes, oferecerá a construção de bacias de contenção, evitando assim, erosões. O alcance é muito grande e, assim, mostraremos que é possível produzir com qualidade e preservar o meio ambiente”, afirma.

Fonte: Folha da Manhã

Leave a Reply