Primeiro mutirão de castração de cadelas e gatos de Alpinópolis

A Associação Sociedade Protetora dos Animais de Alpinópolis – ASPAA, preocupada com a saúde da população e com o alto número de animais abandonados e maltratados nas ruas de cidade realizará no próximo sábado (13) um mutirão de castração gratuito de cadelas e gatos voltado para donos de animais interessados no controle populacional e que não possuam condições de arcar com os custos de uma cirurgia. Estão previstas, no mínimo, 40 intervenções cirúrgicas que serão realizadas por uma equipe de veterinários da cidade paulista de Franca, no laboratório da Escola Estadual D. Indá.

As pessoas interessadas em esterilizar seus animais devem procurar, em horário comercial, pelos seguintes endereços:

  • Loja Stela Veste, localizada na Rua Lázaro Brasileiro nº 347
  • Brechó da ASPAA, situado na Praça São Benedito
  • Rádio COOPROL FM, situada na Praça do Rosário (falar com Fátima Brasileiro)

Nestes locais será feito o cadastramento e os donos dos animais receberão as devidas informações sobre os procedimentos. Caso o número de cadastros exceda o número de atendimentos, serão efetuados cadastros reserva para o próximo mutirão, ainda sem data certa para ser realizado. Cabe ainda esclarecer que a ação voltada para caninos terá continuidade e será feita, aos poucos, em consultórios veterinários da cidade.

Cadela sendo preparada para a castração

AÇÕES DA ASPAA

Além das castrações, a ASPAA tem custeado vários atendimentos a animais carentes como cesarianas, quimioterapia, socorro a acidentados no trânsito e até extrações de espinhos de ouriço. Toda essa assistência é realizada com recursos próprios advindos da venda de rifas, de roupas do brechó da associação, de doações da população em cofres distribuídos em estabelecimentos de nossa cidade e de doações de seus associados.

CUIDADO COM OS ANIMAIS E DESENVOLVIMENTO

As cidades que têm trabalhado no controle populacional de animais de rua vêm obtendo ótimos resultados na questão de saúde pública. Ações como castração de animais e educação da população, visando a posse responsável, trazem um retorno social significativo e um aumento da qualidade de vida da comunidade.

PRÓXIMAS METAS DA ASPAA

Adriane Sarno

A ASPAA objetiva construir um ambulatório para atendimento de animais machucados ou em recuperação e para tal, buscará financiamento e auxílio junto ao poder público, tanto na esfera municipal quanto na estadual. “Para a concretização de nosso planejamento, estamos contando com o empenho do prefeito, no sentido de executar a doação ou o empréstimo de um terreno para construção do ambulatório, além da disponibilização de pessoal responsável pela captura de animais de rua para sua castração. No estado buscaremos recursos financeiros para a construção e aparelhamento do prédio”, disse a voluntária Adriane Sarno. Segundo ela, a ASPAA, no intuito de ajudar a solucionar os problemas de animais abandonados de Alpinópolis, não tem a pretensão de solucionar inteiramente o problema, mas minimizá-lo e para isso conta com a mobilização da população e o empenho do poder público. “Temos consciência da existência de recursos orçamentários que podem ser canalizadas para ações dessa natureza. Estamos cientes das responsabilidades do poder público em relação à saúde pública e esperamos que nossos governantes nos vejam como parceiros para a minimização desses problemas já que sua erradicação, pelo menos por enquanto, ainda é uma utopia. Além do apoio governamental precisamos que a população se mobilize e faça a sua parte. Quando falo sobre esse assunto, gosto de citar uma frase dita pelo naturalista Alexander Humboldt que diz: ‘A civilização de um povo se avalia pela forma que seus animais são tratados’. Assim espero que nós alpinopolenses, em um futuro bem próximo, sejamos muito bem avaliados por tratar nossos animais com dignidade e respeito”, concluiu. 

Leave a Reply