População de Alpinópolis deve pagar mais de R$ 4,2 milhões de IPVA em 2018

?????????????????????????????????????????????????????????

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) divulgou, na última semana, as primeiras informações sobre o IPVA 2018. Em Alpinópolis, a frota estimada para pagar o imposto é composta por 9.953 veículos, cuja previsão de arrecadação alcança R$ 4.202.980,11. Este valor, segundo a legislação vigente, é dividido entre o governo estadual (40%), a Prefeitura Municipal (40%) e o Fundeb (20%).

O governo já divulgou a tabela determinando que o pagamento da parcela única com desconto de 3%, ou da primeira parcela para os contribuintes que optarem pelo parcelamento, começa no próximo dia 10 de janeiro para os veículos com final de placa 1 e 2. Para placas com final 3 e 4 o vencimento é no dia 11, para final 5 e 6 no dia 12, para final 7 e 8 no dia 15 e, por fim,  com final 9 e 0 no dia 16. Já a segunda e terceira parcela vencem respectivamente nos meses de fevereiro e março, a partir do dia 15 de cada mês, também seguindo a escala de vencimentos pelo final da placa.

Uma novidade para este exercício é percentual do imposto referente a caminhonetes cabine dupla ou estendida, para as quais, até 2017, os proprietários pagavam a alíquota de 3%. O governo, no entanto, entendeu que estes veículos possuem características predominantes de carros de passeio e, por isso, passarão a pagar a alíquota de 4% aplicada aos automóveis.

Outra inovação diz respeito a um desconto extra, que entra em vigor a partir de 2019, quando proprietários poderão ter um abatimento de 3% no valor do IPVA se os pagamentos estiverem em dia por, pelo menos, dois exercícios.  Sendo assim, quem está em dia com o imposto 2017 e pagar o de 2018 sem atrasos em nenhuma parcela garantirá o desconto extra em 2019 e, quem não está em dia com o IPVA 2017, pode receber o benefício em 2020 desde que não atrase nenhuma parcela em 2018 e 2019. O desconto será concedido automaticamente e pode ser acumulado com os 3% de desconto para quem faz pagamento à vista.




SOBRE OS COMENTÁRIOS

Este é um espaço de diálogo e troca de conhecimentos que estimula a diversidade e a pluralidade de ideias e de pontos de vista. Não serão publicados comentários com xingamentos e ofensas ou que incitem a intolerância ou o crime.

Os comentários devem ser pertinentes ao tema da matéria e aos debates que naturalmente surgirem. Mensagens que não atendam a essas normas serão deletadas - e os comentaristas que habitualmente as transgredirem poderão ter interrompido seu acesso a este fórum.



Importante: Os editores não farão aviso prévio em relação a exclusão ou não aprovação de comentários.