Polícia Militar tem troca de comando em Alpinópolis

O 3º Pelotão da PM de Alpinópolis e o destacamento de São José da Barra estarão sob a autoridade de um novo oficial nos próximos dias. Atualmente o comando está nas mãos do 2º tenente Paulo César Ramos Laurito – que assumiu em 19 de julho de 2017 – e é natural de Juiz de Fora.

O novo comandante será o tenente Luis Gustavo dos Santos Silva, oficial de carreira da PMMG, que foi promovido na última turma de oficiais, em 9 de junho 2018. Militar experiente e com anos de atuação na instituição, ele terá a missão de continuar o trabalho desenvolvido pelo antecessor e sua tropa, que é bem avaliado na cidade.

O atual comandante ingressou como soldado nas fileiras de PMMG no Batalhão de Trânsito em Belo Horizonte, onde realizou o CFC (Curso de Formação de Cabo). Transferido para 11º BPM, passou a comandar sub-destacamento de Alto Caparaó e na mesma região trabalhou na Polícia Ambiental.  Posteriormente, em Juiz de Fora, como sargento, atuou no 2º BPM em diversas áreas como o Centro de Apoio Administrativo, na logística e licitações no âmbito da região militar, na seção de recursos humanos, secretaria, serviço de inteligência. Atuou ainda na Cia Escola e exerceu a função de comando no destacamento de Rochedo de Minas. Em 2017 voltou a Belo Horizonte onde realizou o CHO (Curso de Habilitação de Oficiais). Após a conclusão foi transferido para a 18º RPM, aportado no 12º BPM e, por fim, chegou a Alpinópolis para comandar o 3º Pelotão PM. Nesse período concluiu o bacharelado em Direito e ainda duas pós-graduações, uma em ciências penais e outra em direito militar.

Durante a passagem do oficial pela PM de Alpinópolis os índices de criminalidade do munícipio foram diminuídos e a comunidade obteve avanços significativos nas áreas de serviço social e comunitário, devido à implantação do projeto polícia cidadã.

Nas áreas de logística obteve excelentes resultados vindo a renovar a frota da PM com viaturas novas e adequadamente equipadas para o serviço policial, o que levou maior qualidade de prestação de serviço à população alpinopolense.

Em parceria com o Sicoob Credialp adquiriu uma viatura para atendimento da Patrulha Rural. À época da implantação do serviço, o lema usado pelos oficiais foi “Zelando pelo Homem do Campo”, e a iniciativa obteve grande aceitação popular. Os resultados do projeto foram bastante positivos e permitiram a diminuição da criminalidade, assim como a aproximação da população urbana com a comunidade rural.

Para atendimento da área urbana, em parceria com os comerciantes e produtores rurais da cidade, adquiriu uma motocicleta 0 KM e interveio junto ao comando do 12º BPM para a destinação de outra, oportunidade em que foi implantado o moto patrulhamento, baseado no tema “Agilidade e Eficiência”. Essa natureza de patrulha, que funciona juntamente com o projeto Rede de Proteção Preventiva, é realizada na área comercial e proporciona tranquilidade aos comerciantes da cidade.

Também durante sua passagem o tenente interveio junto às autoridades e o município acabou sendo comtemplado com duas viaturas novas – originárias de ementa parlamentar – o que permitiu a renovação da frota do pelotão local.

“Agradeço a todos os munícipes pela recepção e carinho nos anos que estive em Alpinópolis, cidade com um povo hospitaleiro e humilde que nunca irei esquecer. Estou indo embora, porém o mais importante ficará: o capital humano, ou seja, os militares continuarão executando seu trabalho, como atualmente vem sendo realizado. Deixo um alerta a toda sociedade alpinopolense no sentido de destinar extremo cuidado com as crianças e adolescentes, para que eles não se desviem do caminho do bem”, declarou em tom de despedida o tenente Laurito.

Leave a Reply