PM e Conselho Tutelar ministram palestra em escola de Alpinópolis

Na tarde desta terça-feira (18) os policiais do 3º Pelotão PM de Alpinópolis ministraram, juntamente com integrantes do Conselho Tutelar da cidade, uma palestra a alunos e professores da Escola Municipal Stella da Silva, no bairro Vila Betânia. O tema abordado foi “Prevenção de Acidentes e Violência”.

A temática foi escolhida em parceria com a equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (Nasf) e está relacionada ao programa Saúde na Escola, do Governo Federal, que visa promover a integração e articulação permanente da educação e da saúde.

Além dos militares e conselheiros, o encontro contou com a presença da diretora, professores e funcionários da escola. O tema proposto foi largamente discutido o que acabou permitindo seu desdobramento para outros tópicos, com reflexões sobre a conduta escolar e familiar dos estudantes.

Um dos palestrantes, o cabo Silva, orientou os alunos sobre como evitar acidentes no âmbito escolar, bem como em seus lares, adotando medidas simples de autoproteção, como o uso de cinto de segurança, cuidados com animais peçonhentos e o perigo de brincadeiras com fogo e instrumentos perfurantes. No tocante à violência, falou-se sobre a importância do respeito – dentro da escola e de casa – e de como evitar atitudes que podem levar a situações que provoquem brigas. “Eu, como policial militar, me sinto feliz por estar aqui, junto dessas crianças, as quais tenho a grata oportunidade de orientar para que possam seguir o caminho do bem. Essa aproximação  faz parte do chamado policiamento comunitário, que visa estreitar laços entre a população e a polícia. O contato com crianças é a melhor forma de conseguir esse tipo de entrosamento” destacou o militar. Estiveram presentes também outros membros da corporação, como o sargento Marcos, o cabo Soares e a soldado Roberta.

Durante o encontro, houve participação de duas estudantes do ensino médio da Escola Estadual D. João VI. Elas compartilharam com os colegas mais jovens algumas experiências pessoais com o bullying, que é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos.

Leave a Reply