PM de Alpinópolis realiza palestra na Escola Estadual D. João VI

Nesta terça-feira (20), seguindo preceitos que visam uma melhor interação com a comunidade, os policiais do 3º Pelotão da PM realizaram uma palestra na Escola Estadual D. João VI, em Alpinópolis. Ações assemelhadas estão programadas para o decorrer desta e da próxima semana, atendendo outras instituições de ensino que contemplam o público pré-adolescente, repassando informações relativas a seus direitos, mas também esclarecendo sobre os deveres e obrigações de cada um.

Nesse primeiro encontro o tema abordado foi “Responsabilidade e Deveres” e a palestra foi direcionada aos estudantes que permanecem em tempo integral no referido estabelecimento de ensino. Os participantes puderam tirar dúvidas em relação a alguns pontos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que é o conjunto de normas do ordenamento jurídico brasileiro voltado para a proteção integral do segmento infanto-juvenil.

Os alunos foram informados sobre a importância do cumprimento das responsabilidades e deveres perante a escola e também esclarecidos sobre as consequências advindas do descumprimento das normas legais. Os policiais ainda lembraram que os adolescentes podem ser apreendidos em flagrante em um roubo ou em outros atos infracionais, assim como podem ser responsabilizados pelos próprios atos. As medidas impostas podem ser de uma mera repreensão verbal até o último nível que é a internação mediante ordem judicial.

Após a explanação do palestrante os jovens tiveram um bate papo descontraído e contaram um pouco de suas experiências pessoais, assim como puderam sanar algumas curiosidades relativas ao cotidiano de um policial militar.

“A palestra foi muito interessante, pois trouxe uma realidade diferente para os alunos que estão acostumados apenas a ouvir sobre direitos. Hoje eles tiveram a oportunidade de saber também das responsabilidades e deveres a serem cumpridos. Sabemos que muitos não tinham a menor noção de como funciona a lei”, comentou a professora Tatiane Freitas.

“Essa tema foi muito proveitoso, pois muitos tinham conhecimento somente dos direitos e não de suas obrigações perante o Estado. Percebi que os alunos foram bastante receptivos com a Policia Militar e que a visão desses jovens vem mudando ao longo do tempo em relação à instituição e à profissão. Muitos, inclusive, até demonstram desejo de seguir a carreira militar”, relatou o palestrante cabo Silva.

Leave a Reply