Um homem foi preso no início da tarde desta quinta-feira (28), no bairro Santa Efigênia, em Alpinópolis, suspeito de manter em cativeiro e comercializar pássaros ilegalmente. Em sua residência foram encontrados, além dos animais, apetrechos de caça usados, possivelmente, para sua captura.
Uma denúncia anônima levou os policiais do 3º Pelotão da PM até uma casa, situada à Rua Nossa Senhora Aparecida, nas proximidades da ‘Gruta’, onde um homem, de 46 anos, estaria mantendo em cativeiro e comercializando, de forma ilegal, diversos pássaros da fauna silvestre brasileira.
No local foram apreendidos, além de 13 exemplares acomodados em gaiolas, alguns objetos utilizados para capturar aves, como um alçapão, por exemplo, encontrado nos fundos do imóvel. A caça de espécimes da fauna silvestre, assim como sua manutenção em cativeiro, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime previsto no artigo 29 da Lei 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientais) e pode render uma pena de seis meses a um ano de prisão, além de multa.
Após deter o suspeito e recolher o conteúdo apreendido, a guarnição de Alpinópolis entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental de Carmo do Rio Claro, a qual assumiu a ocorrência e será responsável pela soltura das aves e tomada de outras providências. Assim, foi redigido um termo de ocorrência circunstanciado (TCO), sendo o homem liberado logo em seguida. Ele responderá judicialmente pela prática de atividades lesivas ao meio ambiente.