Patrulha Rural divulga ações realizadas durante a safra em Alpinópolis e na Barra

Nesta sexta-feira (13) a patrulha rural divulgou as ações, operações e ocorrências realizadas durante o período da safra 2019, na área do 3º Pelotão, que compreende as cidades de Alpinópolis e São José da Barra.

No decorrer desse intervalo houve queda nos registros de furtos em residências na zona rural, assim como não foram verificados roubos a mão armada envolvendo o principal produto agrícola da região, o café. Em face dos delitos ocorridos no período, a PM informa que agiu de maneira rápida e eficiente, efetuando identificações e prisões dos possíveis autores e, em seguida, encaminhando à delegacia de Polícia Civil.

O comando do 3º Pelotão comunicou, ainda, que executou patrulhamento rotineiro intensivo em toda a extensão da zona rural. Durante o dia foram feitas visitas a diversos proprietários rurais e, no período noturno, realizadas rondas nas estradas vicinais que dão acesso às muitas propriedades dos dois municípios abrangidos.

O patrulhamento também ocorre em locais estratégicos nas divisas de Carmo do Rio Claro, Nova Resende e Bom Jesus da Penha. Dessa forma, as ações não se restringem somente à área do pelotão, segundo a PM, mas visa estender as rondas e auxiliar as frações circunvizinhas.

A viatura da patrulha rural, durante essa safra, realizou várias operações batizadas como ‘Batida Policial’, nas quais foram apreendidas armas de fogo e também efetivadas prisões de pessoas envolvidas com o comércio ilegal de pássaros na região.

As fiscalizações de trânsito também foram constantes. Diversas intervenções foram feitas em pontos estratégicos das vias que dão acesso às duas cidades. Muitas apreensões de veículos foram registradas, a maioria delas devido a irregularidades tributárias, mas também envolvendo problemas com a identificação e sinais de adulteração, o que quase sempre resulta na descoberta de veículos de origem duvidosa, boa parte deles furtados.

Uma modalidade de crime envolvendo veículos que se tornou comum na região em tempos recentes, o furto de tratores, não poupou Alpinópolis e São José da Barra, onde ocorreram alguns registros. Em face disso, a patrulha rural, bem como as viaturas de policiamento rotineiro e o moto patrulhamento, passaram a intensificar as abordagens em veículos de grande porte e, principalmente, a caminhões que transportam esses veículos.

Os militares também têm orientado os proprietários de tratores no sentido de utilizar recursos de segurança, como travas, e ainda a não deixarem as máquinas no meio das plantações ou longe dos cuidados de uma pessoa responsável. Outra orientação é para que os donos providenciem cópias da nota fiscal dos veículos.

“Temos observado, durante nossas patrulhas, um pouco de descuido por parte de alguns moradores e proprietários de veículos desse tipo. Sempre que possível orientamos e pedimos para que essas irregularidades sejam sanadas. Também conscientizamos sobre o trabalho de prevenção, ou seja, procurar sempre se antecipar a ações indesejadas”, observa o cabo Juliano.

Leave a Reply