Padre Figueiredo, o sacerdote que fez história em Alpinópolis

Antônio Braz de Figueiredo, ou simplesmente Padre Figueiredo, foi uma figura marcante na vida religiosa dos fiéis de Alpinópolis. Nasceu perto de nós, na zona rural do município de Boa Esperança, em 3 de fevereiro de 1938. Logo seus pais se mudaram para a cidade, onde fez sua primeira comunhão em 1948. Após concluir o curso ginasial, aos 19 anos, entrou para o seminário em Aparecida-SP.

Em 1963 fez o noviciado em Pindamonhangaba-SP, local onde também fez seus votos religiosos na Congregação Redentorista, isso em 1967. No final do ano seguinte foi ordenado diácono por Dom Juvenal Roriz, bispo de Rubiataba-GO. Depois foi ordenado sacerdote por Dom Othon Motta, bispo de Campanha-MG em dezembro de 1969, em Boa Esperança.

Deixou o Seminário Maior em janeiro de 1971 e começou sua vida apostólica no Santuário de Aparecida, onde ficou até outubro de 1972. De novembro daquele ano a maio de ano seguinte, fez o segundo noviciado, preparando-se para pregar as Missões Populares, trabalho que desenvolveu daquele momento até 2002.

Neste período morou em São João da Boa Vista e Araraquara, no interior de São Paulo. Durante quase 30 anos pregou as chamadas Santa Missões pelo Brasil afora, evangelizando, catequizando as cidades, inclusive Alpinópolis. Por aqui os missionários redentoristas chegaram em 1974 e se instalavam na casa paroquial durante todo o período da Festa de São Sebastião. Padre Figueiredo sempre foi muito querido pela comunidade alpinopolense e se destacava por sua maneira simples, direta e cordial de tratar as pessoas, principalmente as mais simples.

Em 1994, celebrou seu Jubileu de Prata, pelos 25 anos de sacerdócio, no Santuário de Aparecida. Em 1997 foi para Roma, para estudos de atualização teológica, e voltou a residir em Araraquara, no estado de São Paulo, no ano seguinte. Posteriormente voltou para as missões onde ficou até o início de 2003, quando foi transferido para o atendimento dos romeiros no Santuário Nacional de Aparecida.

No dia 8 de novembro de 2004 foi internado em Guaratinguetá-SP, onde faleceu na manhã do dia 12 de novembro, com 66 anos de idade, 40 de profissão religiosa e 35 de sacerdócio. Padre Figueiredo está sepultado em sua terra natal, Boa Esperança, na cripta da Igreja Matriz.

Leave a Reply