OAB Alpinópolis realizará debate entre candidatos a prefeito

Temos acompanhado uma grande movimentação de institutos contratados para realizar pesquisas eleitorais em Alpinópolis que, no entanto, não podem ser mensuradas uma vez que as coordenações de campanha ainda não divulgaram os resultados com seus respectivos percentuais. De acordo com a legislação vigente (Resolução nº 23.364 do TSE) as entidades e empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos, para conhecimento público, são obrigadas, para cada pesquisa, a registrar no Juízo Eleitoral ao qual compete fazer o registro dos candidatos, com no mínimo cinco dias de antecedência da divulgação. Já existem no TRE-MG, três pesquisas registradas relativas à cidade de Alpinópolis, a saber:

1)    Registro em 23/09/2012 sob o número de protocolo MG-00709/2012 e podendo ser divulgada do dia 28/09/2012 em diante.

2)    Registro em 28/09/2012 sob o número de protocolo MG-00958/2012 e podendo ser divulgada do dia 03/10/2012 em diante.

3)    Registro em 30/09/2012 sob o número de protocolo MG-01151/2012 e podendo ser divulgada do dia 05/10/2012 em diante.

Embora não seja possível ter acesso aos números das supracitadas pesquisas, é certo que há uma nuvem de dúvidas que paira sobre o eleitor alpinopolense. Por mais que se diga o contrário, até por questão de estratégia dos que postulam a prefeitura, tudo indica que a quantidade de indecisos ainda representa uma fatia considerável do bolo de votantes de nossa cidade, o que aponta que o eleitorado ainda está se movimentando nesta última etapa da campanha. Indiscutível é o fato de que boa parte dessa indefinição deve ser creditada à falta de conhecimento de propostas ou à ausência de uma opção satisfatória para o eleitor.

Outro fator interessante de ser lembrado é que muitos votos, supostamente definidos, podem ser escolhas temporárias passíveis de migrar para outras candidaturas. Isto poderá ocorrer em decorrência da realização de um evento que tem a força de mobilizar o eleitorado: o debate entre candidatos.

O DEBATE

Bruno Vilela mediará o debate

O confronto está sendo organizado pela 196ª Subseção da OAB (Comarca de Alpinópolis) e está previsto para ir ao ar através da emissora de rádio local às 17:00h do dia 03 de outubro. O formato do debate foi discutido em uma reunião realizada nesta segunda-feira (1º/10/2012) no prédio do fórum  entre a OAB, representantes de todas as candidaturas e imprensa. Ficou definido que a transmissão será dividida em 4 blocos onde os candidatos terão oportunidade de fazer sua apresentação (1º bloco), serem indagados sobre temas  sorteados (2º bloco), fazer perguntas aos adversários e replicar (3º bloco) e efetuar suas considerações finais (4º bloco). O jornalista Bruno de Almeida Vilela foi escolhido como mediador e será o responsável pela condução dos trabalhos juntamente de uma equipe de apoio da OAB Alpinópolis.

O presidente da ordem na comarca alpinopolense, Dr. Julgacy José Gonçalves, disse a nossa reportagem que vê com muito bons olhos a realização deste debate e que a OAB vem mais uma vez cumprir seu papel de propagadora da democracia em todos os níveis. “Promover a realização do debate entre os candidatos é uma forma de levar princípios de cidadania ao povo de Alpinópolis. A OAB, que em sua história participou de movimentos como o ‘Diretas Já’ e o impeachment de Fernando Collor vem, na esfera municipal, contribuir para que o cidadão alpinopolense seja contemplado com um debate confiável, respaldado pela seriedade que o nome OAB representa”, disse o advogado.

Dr. Julgacy Gonçalves, presidente da OAB Alpinópolis

O debate entre os candidatos será transmitido pela rádio comunitária COOPROL FM (87,9 MhZ), a partir das 17:00h da próxima quarta-feira e não será aberto ao público. O Tribuna Alpina dará cobertura total ao evento.

Leave a Reply