Número de empresas fechadas em Alpinópolis aumenta em 2016

fechamento empresa alpinópolis

O conjunto formado pela crise de proporções mundiais, a desaceleração da economia brasileira e a falta de políticas públicas locais adequadas, resultaram em um cenário desfavorável para o campo empresarial em Alpinópolis no último ano. No município houve um aumento superior a 133% no fechamento de empresas comparado ao ano de 2015, segundo dados fornecidos pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg).

Os números indicam que 42 empresas fecharam as portas em Alpinópolis em 2016, enquanto somente 18 encerram suas atividades no ano anterior. A região também apresentou números negativos, porém não tão acentuados, ficando na margem dos 40%, sendo que no mesmo período comparativo aconteceram 719 e 512 fechamentos, respectivamente.

Outro indicador que mostra os efeitos da instabilidade generalizada é o número de novas empresas constituídas, que em Alpinópolis apresentou uma queda de 23,6%, passando de 38 em 2015 para 29 em 2016. A exemplo do ocorrido com os fechamentos, as constituições na região também sofreram diminuição, no entanto em um percentual menor, de apenas 8%, o que representa 729 e 671 negócios abertos nos respectivos anos.

Um fato a ser considerado no estudo feito pela Jucemg é a ausência de equilíbrio entre o número de aberturas e extinções de negócios que, em Alpinópolis e cidades da região, está longe de ocorrer. As informações técnicas evidenciam uma grande dificuldade que essas empresas têm em sobreviver. O levantamento aponta que, do total de firmas abertas nos últimos anos, mais de 90% não resistiram e acabaram encerrando suas atividades.

Leave a Reply