Novo protesto leva jovens à porta da Prefeitura Municipal

Manifestantes foram à rua exigir um veto do prefeito para o PLC 005/2013

Em um novo manifesto organizado pelas redes sociais com o nome #NaRuaPeloVeto#VentaniaAcordou#, ativistas políticos e estudantes se rumaram, desta vez, para a porta da Prefeitura de Alpinópolis com o objetivo de exigir do prefeito Julio Cesar Bueno da Silva, o Julio Batatinha (PTB) um veto ao polêmico Projeto de Lei Complementar 005/2013 aprovado pela Câmara Municipal no dia 20 de junho. Os manifestantes se reuniram na Praça Osvaldo Américo dos Reis de onde seguiram para a sede do Poder Executivo e, posteriormente, ao fórum local. Segundo informações da organização da marcha, os manifestantes foram agraciados com manifestações de apoio pela comunidade por todo o trecho percorrido.

Em sua parada na porta do prédio da prefeitura os participantes solicitaram à secretária do prefeito que avisasse o mesmo sobre a presença dos manifestantes e que estavam reivindicando sua presença no local para que o pedido de veto fosse entregue em mãos e diante de todos. Porém foram informados que o prefeito havia viajado para Belo Horizonte e que não havia nenhum representante legal que pudesse responder por ele. Após gritos de protesto e muitas vaias, em virtude da ausência de Julio Batatinha, a marcha subir rumo ao fórum.

Protesto em frente à Prefeitura de Alpinópolis

Na porta do fórum Lázaro Brasileiro, enquanto os manifestantes aguardavam no pátio diante do prédio, três componentes do grupo foram recebidos pelo representante do Ministério Púbico Alan Carrijo Ramos. Na reunião com o promotor foi entregue uma representação popular com mais de 60 assinaturas reivindicando providências quanto à compensação da área que poderá ser desmatada em virtude da aprovação do PLC 005/2013.

Luiz Miguel e Marcos Magalhães

Os organizadores do manifesto Luiz Miguel Mendonça e Marcos Magalhães avaliaram positivamente o protesto e afirmam que outros virão, caso sejam necessários. Criticaram a ausência do prefeito e elogiaram a postura do promotor em se disponibilizar ao diálogo e à tomada de providências cabíveis. “Grande decepção tivemos ao chegar à prefeitura e sermos informados que o prefeito não poderia nos atender, pois estava em viagem a Belo Horizonte. Encaramos essa atitude como falta de respeito e consideração ao povo, pois ele sabia que estaríamos lá naquele dia e naquela hora. Outra coisa que nos deixou indignados foi o fato de não haver sequer uma pessoa responsável para responder pela administração. Diante de uma situação como essa nos indagamos onde estaria a assessoria do prefeito? Será que não tem?”, declarou com idignação Marcos Magalhães. “No Ministério Público o promotor recebeu muito bem a mim e aos companheiros Marcos e Eduardo Teixeira. Após entrega e protocolo de nossa representação popular, fomos informados que nossas reivindicações quanto ao PLC 005/2013 serão devidamente analisadas e que todas as providências cabíveis serão tomadas”, afirmou Luiz Miguel Mendonça.

Leave a Reply