Nova troca no comando do Legislativo em Alpinópolis: Noé Bueno é o novo presidente da Câmara

noé_bueno_alpinópolisEm votação realizada na tarde desta segunda-feira (14), no prédio da Câmara Municipal, foi eleito para a presidência da Casa o vereador situacionista Noé Freire Bueno (PTB). É a terceira vez que o comando troca de mãos somente este ano. O novo presidente irá substituir José Acácio Vilela (PSDB), que ocupou interinamente o cargo por 24 dias, substituindo por sua vez o ex-vereador Douglas Brasileiro Freire, o Douglas Tintas (PP), que renunciou no último 20 de novembro.

Noé Bueno saiu vencedor em uma votação apertada, derrotando a candidata de oposição Sandra do Nequinha (PSD) por cinco votos a quatro. Uma reunião extraordinária foi convocada exclusivamente para a realização dessa eleição para o cargo de presidente, pois essa votação ocorre de forma isolada, uma vez que as escolhas são referentes a cada cargo e não a chapas completas para a Mesa Diretora. Por esse motivo permanecem ocupando os cargos para os quais foram eleitos no início do ano, José Acácio, como vice-presidente, e Adriano Ploc (PDT) como secretário.

O voto foi secreto e serviram como escrutinadores os vereadores Luiz Paiva (PRB) e Jaqueline Rocha (DEM). A votação foi realizada respeitando a ordem alfabética e o resultado final confirmou a vitória de Noé Bueno pelos já previstos cinco votos a quatro. Após a apuração o vencedor foi empossado para um mandato que finda em 31 de dezembro de 2016.

Durante a reunião a vereadora Jaqueline Rocha solicitou questão de ordem e trouxe para discussão uma possível incompatibilidade de horário que impediria o novo presidente de exercer suas funções na chefia do Legislativo satisfatoriamente, uma vez que o mesmo é servidor municipal e ocupa o cargo de motorista no Departamento Municipal de Saúde. Seguindo esta lógica a parlamentar argumentou que não seria prudente que o presidente eleito tomasse posse até que essa questão fosse devidamente resolvida.

Em resposta, o vereador Noé Bueno esclareceu que seu horário de trabalho na prefeitura tem início às 8:00h e término às 16:00h. Disse ainda que já tem tudo acertado com a diretora do Departamento de Saúde que permitirá que as horas, que porventura venham a faltar em sua jornada, sejam pagas aos sábados e domingos.

O novo presidente já dirigiu os trabalhos na reunião ordinária que foi realizada na mesma data, às 18:30h, e, logo na primeira sessão no comando da Casa, teve que usar de sua prerrogativa para definição em caso de empate nas votações do plenário, o chamado “Voto de Minerva”. Ocorre que, nesta reunião, foi votada a Lei Orçamentária Municipal 2016 e a votação de uma emenda apresentada pela vereadora Jaqueline Rocha, que propunha diminuir o índice de remanejamento de 30 para 5%, terminou empatada por quatro votos a favor contra quatro contrários, cabendo ao presidente dar o voto determinante. Como representante do bloco do prefeito na Câmara, obviamente seu voto foi pela rejeição da emenda modificativa o que aprovou o Orçamento com os mesmos 30% que chegou para ser apreciado.

Leave a Reply