Município de Alpinópolis conta com 1.603 empresas ativas

Vista panorâmica Alpinópolis

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) o município de Alpinópolis conta atualmente com 1.603 unidades empresariais em atividade, entre matrizes (1.512) e filiais (91). O levantamento foi realizado neste início de 2017 e o resultado pode ser conferido em uma ferramenta disponível no portal da entidade chamada Empresômetro. As estatísticas ainda mostram que houve um avanço gradual no número de empresas constituídas na cidade nos últimos três anos.

Em 2015 Alpinópolis contava com 1.405 empresas, número que subiu para 1.594 em 2016 e chegou aos atuais 1.603 em janeiro deste ano. Entre os anos de 2015 e 2016 a cidade apresentou um crescimento 13,45% em relação à quantidade de empresas abertas, sendo este percentual maior, por exemplo, do que o verificado em Carmo do Rio Claro, município do mesmo porte, que registrou um avanço de 11,37%, porém com um número de empresas maior, que alcança as 2.113 unidades.

Um dado curioso é que, apesar da evolução no quantitativo de unidades empresariais, a geração de postos de trabalho do município não acompanhou a tendência, tendo apresentado uma diminuição no período, registrando 1.490 demissões contra 1.388 admissões. Ou seja, ao mesmo tempo em que o número de empresas cresceu o desemprego em Alpinópolis também aumentou.

No ranking estadual Alpinópolis ocupa a 186ª colocação. No topo da classificação regional está a cidade de Passos em 21º lugar, seguida de Alfenas (32º), São Sebastião do Paraíso (57º), Campo Belo (64º), Guaxupé (66º), Monte Sião (79º), Boa Esperança (82º), Piumhi (98º), Elói Mendes (132º), Carmo do Rio Claro (136º) e Cássia (152º).

O Empresômetro é uma ferramenta tecnológica idealizada pelo IBPT que disponibiliza uma espécie de censo das empresas, entidades privadas e públicas em atividade no Brasil, portadoras de CNPJ.

Para melhor compreensão do funcionamento do Empresômetro, entenda-se por empresas todos os tipos jurídicos (sociedade anônima, limitada, EIRELI, MEI, empresário individual, sociedade simples, cooperativa, consórcio, comandita, estrangeira), entidades privadas (associações, fundações, institutos, igrejas, fundos, sindicatos) e entidades públicas (federais, estaduais e municipais) que se encontram em atividade no país, incluindo suas matrizes e filiais.

Leave a Reply