Mudança do nome Ventania para Alpinópolis completa 100 anos
Alpinópolis é conhecida por Ventania desde que por aqui chegaram os primeiros habitantes, isso em fins do século XVIII. Segundo o historiador José Iglair Lopes, em virtude de um vai-e-vem de expedições realizadas por Paulistas e Mineiros, em busca da posse de terras e garimpagem de metais preciosos, se estabeleceram em nosso território os primeiros moradores, vivendo de exploração mineral nos córregos Prata e Ouro, com rancharia instalada perto de uma gruta às margens do ribeirão da Conquista.
Entre 1779 e 1782 as lideranças do pequeno povoado enviaram documento à Cúria Metropolitana de São Paulo requerendo licença para erigiu uma capela, sendo atendida a demanda. Juntamente com a autorização veio uma série de recomendações sobre a localização da ermida o que levou os requerentes a mudarem da parte baixa para a parte alta da propriedade e, do contato direto com as brisas aceleradas que varrem nossas montanhas, surge naturalmente o nome: Sítio Ventania, Fazenda Ventania, Serra da Ventania, Ventania…
Em 1802 o Alferes José Justiniano dos Reis, esposo de Dona Indá, compra os sítios Ventania e Ponte Alta de seu primo Januário Garcial Leal, o temido “Sete Orelhas”. Nessa venda foi passado o primeiro documento onde aparece o pitoresco nome “Ventania”. Cinco anos depois os proprietários doam o sítio Ventania para a formação do “Patrimônio da Capela de São Sebastião” e, em 1809, é feita a posse judicial das terras ocorrida em cerimônia solene no espaço atualmente ocupado pela praça defronte à Matriz de São Sebastião.
O arraial cresceu e foi elevado à categoria de “freguesia” em 1824 e depois à de “cidade” em 1938. Nesse meio tempo, no ano de 1914, os coronéis locais resolveram mudar o nome de Ventania para Alpinópolis, embalados pelas belas histórias dos Alpes Europeus contadas pelo professor Paulo Garabini.
Em sua incansável pesquisa José Iglair constatou que a mudança ocorreu legalmente por meio da Lei Estadual nº 622, de 18 de setembro de 1914 (publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais em 19/09/1914) que foi assinada pelo então presidente mineiro Delfim Moreira (na época o cargo equivalente ao governador atual era denominado “presidente de estado”) e pelo secretário Américo Ferreira Lopes. Assim, foi-se oficialmente a originalidade do nome Ventania…
A título de curiosidade, informa-se que existe, no estado do Paraná, um município com o nome de Ventania. Tal localidade foi criada em 1990 (Lei Estadual 9244) e instalada em 1º de janeiro de 1993 e fica na Mesorregião Centro Oriental Paranaense, contando atualmente com 10.934 habitantes. A exemplo do que aconteceu por aqui há mais de 200 anos, a localidade foi batizada como Ventania em referência a uma propriedade rural chamada Fazenda Ventania, que por sua vez tem essa denominação em função de um devastador tufão que varreu aquela região paranaense em meados de 1870.
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.