Ministério Público realiza correição em Alpinópolis

mpmg_bh

A Corregedoria-Geral do Ministério Público de Minas Gerais, órgão orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta dos membros da instituição, realizará correição ordinária na promotoria da comarca de Alpinópolis, que engloba também o município de São José da Barra. Durante o procedimento poderão ser feitas reclamações e sugestões em geral, que serão utilizadas posteriormente para melhorar a atuação do Ministério Público nestas cidades.

A inspeção foi determinada pela Corregedoria-Geral por meio de portarias, publicadas no Diário Oficial da União eletrônico, em 19 de dezembro de 2017. Os procedimentos acontecem no prédio do Fórum Lázaro Brasileiro, entre os dias 03 de fevereiro e 13 de abril de 2018. Na oportunidade poderão ser remetidas à corregedoria informações, reclamações sugestões e críticas relativas à execução dos serviços realizados pelo Ministério Público local, bem como sobre a atuação da promotora Larissa Brisola Brito Prado, substituta em exercício na comarca.

A correição ordinária é o procedimento de verificação ampla do funcionamento eficiente dos órgãos, das unidades, dos cargos ou dos serviços do Ministério Público, compreendendo a promoção do adequado relacionamento dos órgãos de execução e auxiliares nos ambientes funcional e comunitário, tendo como objetivo aferir a regularidade, resolutividade e, principalmente, a relevância e a eficácia social da atuação ministerial.

Para 2018 as correições ordinárias passaram a ter novo modelo, concebido a partir da experiência histórica acumulada no controle interno, somada às várias sugestões endereçadas pelos órgãos correicionados ao longo do último biênio. Serão intensificados os métodos e instrumentos informacionais já disponíveis na instituição, priorizando-se a sua realização virtual, eficiente do ponto de vista tecnológico e mais econômica.

Segundo o corregedor-geral, Paulo Cançado, a consolidação dessa nova forma de trabalho será priorizada em sua gestão. “Além da economia de recursos públicos, o trabalho da Corregedoria-Geral objetivará a otimização e desburocratização de sua atividade de orientação e fiscalização, com ganho de eficiência e efetividade”.

Leave a Reply