Lista de contemplados pela Lei Aldir Blanc é divulgada em Alpinópolis

A Prefeitura Municipal de Alpinópolis divulgou, no dia 11 de dezembro, o resultado final dos dois editais de chamada pública da Lei Aldir Blanc, referentes ao repasse do auxílio emergencial aos profissionais do setor cultural. Foram contemplados, ao todo —entre grupos, associações e artistas— 35 projetos culturais na cidade.

Os projetos foram divididos em duas categorias. A primeira é relativa a uma premiação para entidades culturais e grupos informais vinculados à cultura popular do município, contemplando um valor geral de R$102,6 mil. A outra envolve a concessão de bolsas para iniciativas artísticas e culturais de pessoas físicas, essa no valor geral R$61 mil.

Para a primeira categoria, as premiações foram destinadas à Associação de Capoeira Nosso Senhor do Bomfim, ao Grupo de Bem com a Vida de Alpinópolis e à Associação Alpinopolense de Defesa do Folclore – AADF. Também, nesse segmento, foram contemplados todos os ternos de Congo e Moçambique, assim como as companhias de Pastores e Pastorinhas da cidade.

Para a outra categoria, foram destinadas bolsas para cinco músicos, seis artistas plásticos e visuais, dois DJs, três profissionais de teatro e dança, um fotógrafo, um profissional de artes culinárias, um capoeirista e um escritor.

Os projetos cadastrados foram submetidos à avaliação de um comitê gestor de emergência cultural, nomeado pelo prefeito José Gabriel dos Santos Filho, o Zé da Loja (PSD). O resultado foi divulgado no site da Prefeitura Municipal, sendo os pagamentos feitos diretamente nas contas bancárias dos beneficiados. Cada contemplado, segundo o edital, deveria ter apresentado uma prestação de contas simplificada ao Departamento Municipal de Educação e Cultura, até o dia 18 de dezembro.

Leave a Reply