Julio Batatinha é diplomado pela Justiça Eleitoral

Julio Batatinha é diplomado como novo prefeito de Alpinópolis

A cidade de Alpinópolis já tem prefeito diplomado. Diante de um público que lotou as dependências do prédio da Câmara Municipal, Julio César Bueno da Silva, o Julio Batatinha (PTB), eleito em outubro de 2012 com a votação histórica de 6540 votos, foi certificado pelo juiz da 10ª Zona Eleitoral de Minas Gerais, Roberto Carlos de Menezes.

Vereadores e vereadoras alpinopolenses diplomados

A solenidade de diplomação do novo chefe do executivo alpinopolense aconteceu na noite desta terça-feira (18), na qual também foram diplomados o vice da chapa, Cléber José Pereira, o Cléber do Lói (PDT) e os 9 vereadores eleitos. Durante o ato, em presença de uma inflamada platéia formada por correligionários, familiares e centenas de apoiadores, o prefeito eleito mostrava-se visivelmente emocionado. Posteriormente disse a nossa reportagem que tem uma enorme responsabilidade de agora em diante, devido à votação expressiva obtida e colocou-se na posição de “empregado nº 1 da cidade”, com o dever de governar para toda a população, independente de partidos políticos.

Público lotou o plenário da Câmara Municipal

SÃO JOSÉ DA BARRA

Prefeito eleito de São José da Barra

Na mesma ocasião foram diplomados também o prefeito eleito de São José da Barra João Alves Passos (PRB), seu vice Marcelo Rodrigues da Silva (PSDB) e os 9 vereadores. Os eleitos da cidade vizinha recebem o diploma no município alpinopolense pelo fato da mesma não ter circunscrição judiciária própria. Sendo a diplomação um ato do poder judiciário, é necessariamente executada na Comarca de Alpinópolis, que comporta também aquele município.

 

O QUE É A DIPLOMAÇÃO ELEITORAL?

A diplomação é a última fase do processo eleitoral. É a formalidade por meio da qual a Justiça Eleitoral atesta a validade da eleição e habilita os eleitos ao exercício do mandato eletivo, sendo ato de competência privativa de seus órgãos colegiados. O diploma é o documento formal que reconhece e certifica que determinado candidato foi eleito para o cargo ao qual concorreu. No corpo do documento deve constar o nome do diplomado, a indicação da legenda sob a qual disputou a eleição, o total de votos obtidos e o cargo para o qual foi eleito;  informou ao Tribuna Alpina  Dr. Roberto Carlos de Menezes, juiz eleitoral em Alpinópolis e São José da Barra.

Juiz eleitoral assinando documento de diplomação

Após ser diplomado, o eleito torna-se apto para tomar posse do cargo para o qual foi democraticamente escolhido. Com a diplomação, encerra-se também o período para que sejam ajuizadas ações contra o candidato no âmbito da Justiça Eleitoral. No caso do município de Alpinópolis, os recém diplomados para os cargos majoritários foram alvo de denúncia de compra de votos, representada no mesmo dia das eleições deste ano, ou seja, em 7 de outubro (portanto, dentro do prazo legal) e respondem a um processo que corre no âmbito da 10ª ZE de Alpinópolis-MG.

Deixe uma resposta