Ipês colorem ruas e encantam a população de Alpinópolis

A primavera ainda tarda um pouco a chegar, mas as floradas de ipê já embelezam com suas cores intensas algumas ruas e praças de Alpinópolis. Imponentes, as flores contrastam com o azul do céu de inverno e, emolduradas pela Serra da Ventania, fazem a cidade vibrar com os tons vivos dessa que é considerada uma árvore símbolo do Brasil. Por aqui a planta já foi até homenageada e dá nome a uma das principais vias do bairro Jardim Panorama: a Rua dos Ipês.

Rua São Vicente, esquina do IEPUC.

Todo ano, entre os meses de julho e setembro, Alpinópolis se colore de amarelo. É a época da florada do ipê. Antes que chegue a nova estação, esta árvore veste-se caprichosamente com sua áurea floração e dá origem a um belíssimo espetáculo natural. Os ipês florescem na época mais seca e fazem contraste com o clima invernal. Quanto mais frio e seco for o tempo, maior é a intensidade da florada.

Rua Aureliano Ferreira Lopes

O ipê está espalhado por quase todo o território nacional. A floração dura apenas um breve período no final do inverno, porém mexe de tal forma com os sentidos do povo, que a flor amarela foi considerada, pelo também breve presidente Jânio Quadros, como um dos símbolos da nação.

No país existe legislação estabelecendo o ipê amarelo como imune de corte, ou seja, é proibido cortar qualquer espécie da planta, a não ser que ela ofereça risco à população, mas ainda sim só pode ser feito mediante autorização de algum órgão ambiental.

Rua José Jacinto Ribeiro

Nesta época os ipês primeiramente perdem todas as folhas e, só depois, cobrem-se de flores, em cachos, trazendo um amarelo ardente que se destaca na paisagem mesmo à distância. As árvores chamam a atenção por toda parte onde estão e o olhar de quem passa se prende à beleza das copas carregadas como que procurando aproveitar cada momento daquela breve pintura da natureza.

A florada do ipê dura em média dez dias. Depois disso as flores começam a cair e forrar o chão com um charmoso tapete dourado. O espetáculo em Alpinópolis é visto de forma mais intensa dentro da cidade, como nas ruas São Vicente e José Jacinto Ribeiro e nas praças São Benedito e Doutor José de Carvalho Faria, mas a beleza também pode ser admirada em diversos pontos da extensa zona rural do município.

Praça do Rosário

Fato interessante é que Alpinópolis se situa em uma região de ecótono, ou seja, na transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica e, justamente por isso, temos por aqui tanto o ipê do cerrado, com um porte menor, como o ipê de mata atlântica, de porte maior.

Leave a Reply