Incêndio atinge lavoura de café e é contido por voluntários em Alpinópolis

Na tarde desta sexta-feira (13), o fogo atingiu uma plantação e queimou milhares de pés de café, além de mata nativa, em uma propriedade rural de Alpinópolis. Um grupo formado por voluntários conseguiu conter as chamas no local por volta das 20h30, no entanto, focos de incêndio ainda permaneceram espalhados e avançam pela vegetação das imediações.

Era por volta das 16h:30 quando as chamas tomaram uma lavoura cafeeira situada nas terras da fazenda Ponta Alta, bem próximo da nova sede da Cooxupé de Alpinópolis. Conforme informações da PM, os focos de incêndio tiveram início na região da Serra do Penteado ainda na tarde de quinta-feira (12), oportunidade em que uma viatura compareceu para avaliar a situação. Também estiveram presentes alguns funcionários da Prefeitura Municipal e moradores acionaram o Corpo de Bombeiros de Passos, no entanto, devido à dificuldade de acessibilidade ao local, não foi possível, por parte das instituições, enviar seus veículos para auxiliar na contenção dos focos.

As labaredas seguiram ardendo e, na tarde de sexta, em consequência da mudança na direção do vento, ganharam volume e alcançaram a referida plantação, assim como parte considerável de mata nativa da região. Foi quando um grupo de pessoas se organizou para tentar conter o incêndio. No total, aproximadamente 100 pessoas passaram pelo local e, dentro de quatro horas de trabalho contínuo, conseguiram debelar as chamas. Foram usadas bombas costais e utilizada a prática de aceiro, que consiste na remoção da superfície do solo para impedir a propagação do fogo.

Mata nativa também foi atingida.

Segundo o arrendatário das terras atingidas, Gilberto Gilmar Oliveira, parte de sua lavoura, composta por seis mil pés de café, foi queimada. “Graças a Deus e a ajuda de amigos e voluntários conseguimos controlar esse incêndio. O dano poderia ter sido muito maior, mas o bom é que ninguém se machucou e o prejuízo causado, com esforço, vamos conseguir recuperar”, declarou o produtor.

Vários focos ainda permaneceram durante a noite e avançaram no sentido dos bairros rurais da Prata e Ouro, colocando em risco outras plantações de propriedades da região, assim como a vegetação nativa.

A Polícia Militar pede para que a população denuncie casos de incêndios provocados, os quais configuram crime, e ainda qualquer fogo percebido, já que, durante essa época do ano, essas ocorrências são bastante frequentes.

Leave a Reply