Hospital de Alpinópolis disponibiliza respiradores para enfrentamento ao coronavírus no estado

Nesta quinta-feira (16) o 3º pelotão da PM de Alpinópolis, seguindo orientações superiores, realizou contato com a administração do Hospital Cônego Ubirajara Cabral com a finalidade de receber informações relativas à quantidade de respiradores existentes nas dependências da instituição e, ainda, sobre possibilidade de ceder esses equipamentos para hospitais de maior porte, que atendem pacientes acometidos pela Covid-19 e se encontram em estado mais grave.

A determinação partiu do Governo de Minas, mais especificamente do comitê formado para o enfrentamento ao coronavírus no estado, e o comandante da Polícia Militar de Alpinópolis, o tenente Luís Gustavo Santos Silva, esteve pessoalmente na Santa Casa de Misericórdia para tratar do assunto com a direção da entidade. No local, em diálogo com o administrador Denílson Vaz de Figueiredo, o militar soube que o patrimônio da instituição contava com dois respiradores que estavam sem uso, os quais poderiam ser cedidos para atendimento em centros de saúde maiores.

Na oportunidade, Denílson explicou que o hospital de Alpinópolis, pelo fato de não possuir leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), não pode manter internadas pessoas que evoluam para estados mais acentuados de Covid-19, as quais deverão ser, necessariamente, encaminhadas para outros centros que ofereçam esse tipo de tratamento intensivo. No entanto, como as vagas podem demorar a aparecer, ele esclareceu que o Hospital Cônego Ubirajara Cabral reúne totais condições de manter esses pacientes estabilizados até o momento de serem trasladados, inclusive com uso de um respirador, caso seja necessário.

Assim, foram disponibilizados esses dois respiradores existentes na instituição que não vinham sendo utilizados. Os equipamentos serão levados para Belo Horizonte e, de lá, direcionados a unidades hospitalares que demandem seu uso.

Os referidos aparelhos passarão por uma manutenção – custeada pelo governo estadual em parceria com universidades públicas – e só então serão encaminhados para uso nos centros regionais de enfrentamento ao coronavírus. Após o término da pandemia, estes mesmos equipamentos retornarão para a Santa Casa de Alpinópolis, com a devida manutenção realizada, em condições de uso para atendimento da população.

“Estamos cedendo esses dois aparelhos para que outras regiões afetadas tenham condições de prestar um serviço de qualidade às pessoas que, por ventura, venham a ser acometidas pela Covid-19. É importante ressaltar que nosso hospital não está sendo desassistido, uma vez que esses aparelhos não vêm sendo utilizados e estão, inclusive, precisando de manutenção. Caso seja necessário, temos à nossa disposição dois carros de anestesia, que têm incorporada a função de respirador, e ainda outro ventilador pulmonar”, destacou o administrador.

O comandante da PM local chamou a atenção para importância da cessão desse tipo de aparelho, por parte das unidades de saúde espalhadas pelo território estadual, e destacou o papel da corporação militar neste processo. “Trata-se de uma importante mobilização do Governo de Minas para estruturar o sistema de saúde com eficiência e baixo custo. A participação da Polícia Militar é determinante, pois é o único órgão que está presente em todos os 853 municípios do estado, o que potencializa o êxito da missão”, disse o tenente Gustavo.

Leave a Reply