Hospital de Alpinópolis adquire fibrobroncoscópio de última geração

fibrobroncoscopio

A Santa Casa de Misericórdia de Alpinópolis adquiriu recentemente um fibrobroncoscópio de última geração que, em suma, consiste em um dispositivo dotado de fibras ópticas que permite a visualização interna do sistema respiratório. O novo equipamento já se encontra nas dependências do hospital e foi adquirido por R$ 55 mil, com recursos oriundos do Ministério da Saúde.

A fibrobroncoscopia, ou simplesmente broncoscopia, é uma endoscopia realizada na chamada árvore brônquica.  O procedimento consiste na introdução, pelo nariz ou pela boca, de um tubo com fibras óticas que atinge esse segmento do sistema respiratório e leva, em sua extremidade, uma câmera que permite visualizar o interior da laringe, da traqueia e dos brônquios, bem como dispositivos para retirar amostras de tecidos para biópsias e secreções para exames. Além disso, por meio do broncoscópio, o médico é capaz até de realizar certos procedimentos terapêuticos.

Imagem ilustrativa mostrando um procedimento com o novo equipamento.
Médico realizando fibrobroncoscopia

De acordo com o provedor Sebastião Sandre Ângelo, o hospital vem se reestruturando para ampliar os atendimentos com o fim de oferecer aos usuários procedimentos e exames que antes apenas seriam possíveis em centros maiores. Com a aquisição do fibrobroncoscópio a Santa Casa se torna um dos únicos hospitais na região a contar com esse tipo de equipamento. “Temos um projeto de ampliação do atendimento no hospital e a compra destes equipamentos é fundamental para que o fim seja alcançado. Com esta nova aquisição, Alpinópolis passa a ser um dos poucos municípios de toda a região que conta com este aparelho o que nos permite oferecer à nossa população, assim como aos moradores de cidades vizinhas, um novo tipo de atendimento”, declarou o provedor.

O equipamento foi adquirido pelo valor de R$ 55 mil, sendo financiado com recursos do Ministério da Saúde disponibilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB/MG).

Leave a Reply